Vereadores contra prefeito? O carinho acabou?


Na semana passada, para quem estava presente, (eu apenas passei com minha esposa em frente) o comentário geral, depois da reunião na Casa de Nilo Moraes, foi que já tinham alguns vereadores em força de oposição contra a prefeitura e seu secretariado.

Walter Buarque (PR)Lula Da Abes (PT) e Brito tinham-se posicionado contra projeto do prefeito e sua equipe, com relação ao aumento considerável de energia. As redes sociais ficaram abarrotadas de comentários. Muitos revoltosos, usando da máfia dos perfis falsos espalharam boatos e mais boatos, tentando abafar o problema de uma suposta ruptura da bancada dos vereadores com a prefeitura.

No entanto, na noite desta terça feira, dia 26 ficou muito mais forte esta questão de ruptura, vista por nós da parte de vereadores como Walter Buarque, Lula da Abes, Brito (PSC).

Presentes na reunião desta noite podemos observar comentários como estes da parte do vereador Cristiano da Saúde - "Não sabemos quem é o secretário de transporte". Dando a entender que o secretariado do prefeito está mais do que dividido. Ora, se o vereador, que é fiscal do povo não sabe quem é de fato o secretário, imagina nós, meros cidadãos?

Ficou ainda interessante e evidente o comentário da parte deste mesmo vereador, quando o mesmo disse que "alguns secretários estão mais preocupados com o que rola no facebook, do que em mostrar serviço". Sinal de que, nos faz entender que tem gente pendurada demais nas redes sociais, prestando atenção nas fofocas e postagens sem interesse real pelo seu trabalho, ou seja, não estão cumprindo com suas obrigações.

No entanto, vamos citar vereadores como o senhor João Neves, Henrique do Hospital, Brito, Walter Buarque, Lula da Abes, Walter de Diva que, em favor da população cobra da parte da prefeitura o salário atrasado e ainda não pago dos funcionários, da folha de dezembro. Ou seja, o que antes, nas redes sociais, estava apenas como boatos, hoje, pelas vozes dos vereadores, está mais do que confirmado que o povo ainda não recebeu, corretamente, seu salário atrasado de dezembro. 

Já Lula da Abes falou quanto ao requerimento de uma quadra de esporte para o Engenho Carassú. E ainda cobrou reparos nos esgotos à céu aberto, na cidade. Até onde sabemos, a prefeitura, em sua operação "tapia buraco", está apenas passando um cimento aqui, outro ali, na tentativa de enganar a população, que deixa-se levar, quando devia está fazendo de fato o seu papel.

Uma novidade para nossa cidade, é que os vereadores, estão querendo trazer, com muita justiça, por sinal, o Grupo de Resgate de Barreiros do amigo Amaro Joaquim, conhecido como Mario do Resgate. Felizmente, não houve posição contraria e ao que parece, todos votaram a favor. A população agradece. Uma vez que este grupo já prestou relevantes serviços à comunidade barreirense e é peça fundamental de nossa cidade.

Mas, o grande destaque da noite vai para o senhor Walter Buarque. O mesmo trouxe para aquela casa, denuncias fortes contra o secretariado escolhido pelo atual gestor de nossa cidade. Segundo o mesmo, os secretários contratados, que nem sequer são de nossa cidade, além de estarem ocupando lugar, ou uma vaga real de quem é de nossa terra ainda atendem as pessoas que procuram a prefeitura com extremo desprezo e maus-tratos.  Segundo o mesmo, as pessoas que precisam ser atendidas, são maltratados pelos secretários do prefeito, pessoas estas de total confiança do prefeito. Isso por sinal, deixa muito à desejar.

Uma outra cobrança feita por este mesmo vereador, foi com respeito aos inúmeros carros agregados na prefeitura da cidade em detrimento da frota de ônibus e veículos que o prefeito prometeu à população, e não está cumprindo. Pelo que ficou evidente, existem benefícios de carros agregados à prefeitura, elevando assim os gastos com o dinheiro público em ações desnecessárias.

Já se tratando do carnaval, o vereador falou em alto e bom tom o seguinte: "o carnaval acabou, cadê as contas dos gastos do carnaval que não chegaram aqui ainda? Queremos ver o quanto foi gasto neste carnaval senhor prefeito. Cadê as contas?"

O senhor Walter Buarque chegou à cobrar abertamente ao que ele chamou de líder do governo (?) na câmara, que providências fossem tomadas.

No segundo dia de sessão na câmara de vereadores Casa de Nilo Moraes, a coisa ficou preta para o senhor prefeito. E ao que parece o descrédito está crescendo mais e mais nestes poucos dias de serviços prestados, ou deixados de ser prestados da parte do gestor da cidade. Parece que o prefeito e sua equipe passa a ideia de ter um bom "marqueteiro" para suas fotos, mas seu ibope está indo por água a baixo.

O que será que teremos para a próxima semana? Será que agora, finalmente a coisa vai? Será que a partir de então, podemos acreditar numa câmara fiscalizadora? Ou será que tudo isso é apenas fogo de palha?