Câmara aprova lei que torna Festa do Morro da Conceição em patrimônio cultural imaterial do Recife

A votação da proposta, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT) e do vereador Eriberto Rafael (PP), ocorreu nesta terça (14).

Foto: Andrea Rêgo Barros/ Divulgação PCR

Foi aprovado na Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (14), o Projeto de Lei Ordinária nº 207/2023, que torna a Festa do Morro da Conceição em patrimônio cultural imaterial do Recife. A proposta é de autoria da vereadora Liana Cirne (PT) em conjunto com o vereador Eriberto Rafael (PP). Agora, o PLO segue para sanção do prefeito João Campos (PSB). 

Liana Cirne comemorou a aprovação do Projeto de Lei e afirmou que “é uma alegria formalizar a homenagem”.

“A Festa do Morro da Conceição já é um patrimônio cultural e agora passa a ser formalmente reconhecida por Lei. Todos os anos a festa leva milhares de fiéis aos pés da santa da imaculada Conceição, não apenas do Recife, mas também de outras regiões de Pernambuco e do Brasil. Um ato devocional grandioso e importante no ciclo comemorativo da cidade. Uma festa ligada à religião, mas também ao movimento popular, que luta e resiste cotidianamente. A festa é parte da memória social da nossa gente”, afirma Liana Cirne. 

O vereador Eriberto Rafael, por sua vez, ressalta que a Câmara do Recife ao aprovar o projeto, dá um importante passo para garantir a “preservação da cultura e tradição do evento para as próximas gerações”. 

“A Festa do Morro da Conceição é um símbolo da fé e cultura do nosso povo. Um evento que além da religiosidade, movimenta a economia local e promove a integração social. Ficamos felizes com a aprovação desse projeto, que faz com que uma tradição secular, evidenciada todos os anos através da devoção de milhões de pessoas, ganhe mais um instrumento de preservação para que as futuras gerações possam louvar, também, a Imaculada Conceição e aproveitar todo o evento religioso e cultural”, destaca Eriberto Rafael. 

Neste ano a festa completa 119 anos, levando milhares de fiéis aos pés da imagem de 3,5 metros e quase duas toneladas, que foi trazida de navio da França. O monumento foi inaugurado no dia 8 de dezembro de 1904, pelo então bispo de Olinda, dom Luiz Raymundo da Silva Britto. Exatos 70 anos depois, o então arcebispo de Olinda e Recife, dom Hélder Câmara, criou a paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Morro. Em 2015, dom Fernando Saburido elevou a igreja matriz à condição de Santuário Arquidiocesano.