PSOL denuncia Prefeitura de Sirinhaém ao Ministério Público por quebradeira nas ruas

Gabriel Neves, presidente do Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em Sirinhaém

O jornalista Gabriel Neves, presidente do Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em Sirinhaém, protocolou na manhã desta segunda-feira uma Representação no Ministério Público contra a Prefeitura Municipal de Sirinhaém. Na denúncia, o jornalista detalha os transtornos causados devido à quebradeira em nove ruas importantes da cidade.

A denúncia cita nominalmente Marco Antonio do Nascimento Silva (confira aqui), secretário de Infraestrutura de Sirinhaém, e traz casos em que as ruas quebradas prejudicam não só a locomoção mas também o orçamento familiar da população.

"Na Rua Prefeito Uchoa Cavalcanti (rua do hospital - fotos 3, 4, 5 e 6), um dos moradores não tira o próprio carro da garagem há aproximadamente um mês e quinze dias (foto 6). Os familiares relataram que o dono do carro, para trabalhar, precisa alugar outro automóvel, pesando, ainda mais, no orçamento familiar, isso num contexto de inflação nos alimentos, no combustível, nas contas de água e nas contas de luz", diz o documento assinado pelo Presidente do PSOL.

Gabriel Neves visitou cada local para fazer registros e conversar com os moradores. Na Representação, ele pede ao Ministério Público que tome as providências considerando que a situação fere o Princípio da Eficência na administração pública, o direito de ir e vir (artigo 5º, Inciso XV, da Constituição Federal) e, por fim, vai contra o Artigo 6º, Inciso XXI, da Lei Orgânica Municipal, que obriga a Prefeitura fazer obras de conservação das vias.

"Um absurdo sem tamanho a cidade ficar com suas vias quebradas há 2, 3 ou quatro meses, como me relataram os moradores. A Prefeitura precisa ser responsabilizada, até porque está gerando prejuízos reais à população, inclusive aumentando os gastos no orçamento familiar. E é importante que lembremos que estamos diante de uma alta nos preços dos alimentos, do combustível, das contas de água e luz", disse o Gabriel Neves.

Veja abaixo levantamento de ruas quebradas na cidade:
 
1. Ladeira do Outeiro - 2 a 4 semanas;
2. Rua Antônio Francisco de Almeida (ao lado da Ladeira do Outeiro);
3. Rua Prefeito Uchôa Cavalcanti (rua do hospital) - 2 meses;
4. Rua Antônio José de Santana - 3 a 4 meses;
5. Rua José Marcolino dos Santos (Balcarapeba) - 3 meses;
6. Rua Sigisberto Freire (Rua da gráfica) - 2 meses;
7. Rua Alcides José de Oliveira (descida da autoescola) - 2 a 3 semanas;
8. Rua Gaspar Drumont (Cavoquinho);
9. A Rua Marinete Ferreira de Brito foi consertada pelos próprios moradores.