Vereadores de Tamandaré fogem de sessão com medo da população que pede transparência

Munícipes da cidade de Tamandaré estão revoltados com a Câmara de Vereadores daquela cidade. A questão é que desde alguns dias os cidadãos estão querendo que haja transparência na casa legislativa. Coisa que não acontece.


Com o fim de conhecerem as movimentações da casa de vereadores, os munícipes solicitaram para que as sessões passassem à ser transmitidas por algum meio eletrônico, via internet. 

Uma das formas interessantes, e de investimento praticamente zero, seria a transmissão ao vivo, via link de Facebook, que já é usado por diversos usuários dessa rede social, possibilitando uma maior interação à partir do uso de computadores, celulares ou tabletes. Assim, o cidadão estaria sendo informado, à partir de suas casas, via rede, sobre as sessões acontecidas na casa José Lourenço de Oliveira, em Tamandaré.

Poucos dias antes, populares lançaram uma enquete perguntando se seria interessante ou não a transmissão das sessões via link do facebook. A enquete foi encerrada com 100% de aprovação dos internautas, todos votos favoráveis, e nenhum voto contrário.



Antes da reunião de ontem, que deveria acontecer à partir das 19 hs, diversos vereadores posicionaram-se favoráveis, apesar de apelarem para a presença dos munícipes às sessões.

Numa nota, enviada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Cesar, num dos grupos de Whatsapp da cidade de Tamandaré, o vereador diz que:


Após todas as explicações, ficou certo para que no noite de ontem, dia 23, quarta-feira, fosse discutido tal questão na Câmara de Vereadores, pelos legisladores, e possívelmente, fosse feita a primeira transmissão via facebook da sessão naquela casa legislativa.

No entanto, para infelicidade dos cidadãos de Tamandaré, TODOS os vereadores, desistiram de abrir a sessão na câmara, supostamente com receio da reação popular.

Na manhã do mesmo dia, à partir das 10 horas, os vereadores reuniram-se, sem conhecimento dos populares, e discutiram entre si a questão da transmissão ao vivo. Ao que tudo indica, segundo áudios de outros vereadores, eles teriam decidido sequer comparecerem à sessão à noite. Agiram, à surdina.

Na mesma noite de ontem, sem saberem do que tinha sido discutido entre os vereadores, populares foram à Sessão e depararam-se com as portas fechadas da casa legislativa.

FALTA DE TRANSPARÊNCIA -  A Câmara de Vereadores de Tamandaré, assim como outras das cidades vizinhas como Barreiros, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, etc, não faz comunicação no portal da casa legislativa das atividades daquela casa há pelo menos quatro anos, conforme pode ser conferido no endereço www.camaratamandare.pe.gov.br  bem como nesse print que trago abaixo, de hoje, dia 24 de Maio de 2018.


A população, revoltada, está sem entender o porque do não comparecimento dos vereadores à sessão de ontem que seria já um passo para o marco de transparência da Câmara e do exercício dos vereadores naquela casa.

Abaixo temos um vídeo de populares à frente da Câmara de Vereadores, com as portas fechadas, sem o comparecimento dos vereadores à sessão, dando a impressão de eles terem fugido com medo a opinião pública.




Sessão na Câmara cancelada.
Publicado por Portal Tamandaré em Quarta-feira, 23 de maio de 2018