Prefeitura de São Lourenço conclui pagamento a garis e inicia indenização à Guarda Municipal na terça-feira

A Prefeitura de São Lourenço da Mata concluiu, nesta quinta-feira, o pagamento das indenizações a 80 dos 88 garis contratados irregularmente pela gestão interina do vice Gabriel Neto. Os oito trabalhadores que não receberam tiveram problemas com a documentação apresentada e a orientação da administração municipal é que eles procurem a Secretaria de Administração para regularização desses documentos. Num segundo momento, será realizado concurso público para o preenchimento dos cargos, atendendo a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público de Pernambuco.


A indenização faz parte do esforço concentrado para resolver as pendências  deixadas pelo governo interino e foi a forma encontrada para não prejudicar os trabalhadores que efetivamente prestaram serviços ao município. “Procuramos agir da forma mais justa possível para não deixar essas famílias sem assistência. Apesar de não ter acontecido sob nossa gestão, temos responsabilidade com as pessoas que foram lesadas pela administração pública”, destacou o prefeito Bruno Pereira, que na última sexta-feira (18) assinou um decreto autorizando o pagamento das indenizações.

O cronograma de pagamentos segue na próxima semana, quando está prevista liberação das indenizações para os ex-integrantes da Guarda Municipal. A expectativa é que o pagamento comece a ser realizado na terça-feira (27), segundo explicou o secretário de Administração de São Lourenço da Mata, Paulo Mendes. “Estamos atuando de forma criteriosa e estritamente dentro da legalidade, pois além de compromisso com os trabalhadores lesados temos também compromisso com o órgãos de controle e com a austeridade da administração pública”, detalhou.

Mendes adianta que a próxima categoria a ter seus contratos avaliados serão os vigias que trabalharam na guarda patrimonial do município. “Por causa da falta de informações e de documentos estamos sendo obrigados a realizar um trabalho quase artesanal no levantamento das informações. Por isso, solicitamos a essas pessoas que encaminhem à Secretaria de Administração documentos que atestem a efetiva prestação de serviço, como o nome na folha de pagamento de meses anteriores, declaração do chefe imediato indicando a qualificação completa, função, posto, jornada exercida, entre outros documentos e provas cabíveis para subsidiar o processo administrativo”, explicou.