31 maio 2017

APAC alerta sobre chuvas de moderadas a fortes no Grande Recife e Mata Sul


Aviso é válido até as 17h da quinta (1º). Diante do alerta, Defesa Civil do Recife orienta moradores de áreas de risco a deixarem suas casas e procurarem abrigo em locais seguros.
A agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu na tarde desta quarta-feira (31) um alerta para probabilidade de ocorrência de chuvas moderadas ou ocasionalmente fortes até as 17h da quinta (1º). O alerta, segundo o órgão, é válido para a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata Sul de Pernambuco. Nessas duas localidades, a Apac recomenda que a população moradora de áreas de risco siga as orientações da Defesa Civil.
Das 4h às 16h desta quarta (31), a Agência registrou 97 milímetros de precipitação no Recife. O volume é esperado para oito dias, se considerada a média histórica de maio, de 329 milímetros, segundo a prefeitura do município.
Considerado alto pela Defesa Civil do Recife, o índice acumulado de chuvas na capital pernambucana levou o órgão a recomendar aos moradores das áreas de risco procurem abrigo em locais seguros, caso morem em áreas de risco. O órgão pode ser acionado em caso de necessidade através do telefone 0800 081 3400. A Central de Atendimento funciona 24 horas por dia e a ligação é gratuita.
Entenda o caso
Desde o final de semana, chuvas fortes atingem várias regiões do estado, provocando enchentes de rios e deslizamentos de barreiras. Cinco pessoas morreram, sendo duas no Recifeuma em Caruaru duas em Lagoa dos GatosDe acordo com dados do governo do estado, o número de desabrigados e desalojados já chega a 55,1 mil.
Na terça-feira (30), o governo do estado decretou emergência em 24 cidades pernambucanas. No domingo (28), o presidente da República, Michel Temer, veio ao Recife e autorizou o envio de ajuda humanitária. Ele ainda se comprometeu com a liberação de uma linha de crédito de R$ 600 milhões, junto ao BNDES, para obras no estado.