Deputado Ossesio parabeniza São José da Coroa Grande por seu aniversário de Emancipação Política


O município de São José Coroa Grande, no Litoral Sul pernambucano, completou nesta terça-feira (11/04), 55 anos de emancipação política.  O deputado Ossesio Silva (PRB), presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), apresentou um requerimento, de número 3022/2017, voto de aplauso para prestar homenagem ao aniversário da cidade e se congratular com a população coroense pela passagem da data.



Parabenizo o povo coroense, a cidade cresce, é um dos maiores polos turísticos do litoral sul pernambucano. Está data é marcada pela história de vitórias, e pela luta por melhorias em favor de São José da Coroa Grande”, ressaltou o deputado.

História

Na justificou da proposição,  conta a história do município, o povoado da localidade, de São José da Coroa Grande, então pertencente ao município de Barreiros, teve início por volta de 1853, segundo registros históricos.

Seus antigos moradores se fixaram, inicialmente, nas costas marítimas, atraídos pela pesca abundante, ali existente. Além do mar, o rio Uma foi outra fonte para os pescadores. A agricultura foi outro meio de atividade econômica à qual se dedicaram os habitantes locais, principalmente no que se refere ao cultivo do côco e às culturas de subsistência. O desenvolvimento da agricultura deu margem à criação das feiras semanais e, consequentemente, se ampliou o comércio de produtos agrícolas, marcando, assim, nova fase de desenvolvimento. O topônimo teve origem, primeiramente, em homenagem a São José. O segundo motivo foi em face do aparecimento de grandes coroas de terra que se formam, quando se verifica a maré-baixa.

Elevado à categoria de município com a denominação de São José da Coroa Grande, pela lei estadual nº 3340, em 31 de dezembro de 1958, desmembrado de Barreiros. Sede no antigo distrito de Puiraçu, atual São José da Coroa Grande. Constituído do distrito sede. Instalado em 11 de abril de 1962.

São José da Coroa Grande é conhecida por sua tranquilidade e clima agradável. Costuma receber um bom número de turistas durante a alta temporada, que aproveitam para relaxar, tomar um refrescante banho de mar e se distanciar da rotina agitada das grandes cidades. Conta com boas faixas de areia dourada, o mar é calmo, de águas cristalinas. É propício para o banho e prática de esportes náuticos, como windsurf e caiaque. No verão, costuma ser bastante procurada por turistas.

Texto: Thiago Gouveia

Foto: Jacqueline Calazans