Carta aos filiados, filiadas, militantes, simpatizantes e dirigentes do PT.

"Ser negro não é uma questão de pigmentação - ser negro é um reflexo de uma atitude mental." Steve Biko

Eu considero importante o diálogo democrático e progressivo na relação política entre as pessoas, que acreditam na construção de dias melhores para a maioria do povo brasileiro. Portanto, como candidato à presidente Nacional do PT dirijo-me através desta, para dar conhecimento da minha candidatura à presidente Nacional do PT.
Forte abraço enegrecido - Ubuntu, José de Oliveira.

6° CONGRESSO NACIONAL DO PT - Carta aos filiados, filiadas, militantes, simpatizantes e dirigentes do PT.

"A Consciência Negra é, em essência, a percepção pelo homem negro da necessidade de juntar forças com seus irmãos em torno da causa de sua atuação – a negritude de sua pele – e de agir como um grupo, a fim de se libertarem das correntes que os prendem em uma servidão perpétua." Steve Biko

Desde sua origem o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras vêm protagonizando a requalificação do projeto político que mudou a vida dos brasileiros. Foi construído por muitas mãos, sobre a óptica dos movimentos sociais, permeado por um debate interno e externo que acolheu todas as questões que dizem respeito à vida social, econômica e política do País. Por isso, nunca é demais saudar a realização de eventos onde militantes e simpatizantes petistas têm a oportunidade de expressar as suas diversas posições políticas, contextualizadas nas teses. Propostas estas que são frutos dos debates democráticos que reafirmam as convicções políticas de cada indivíduo e do coletivo.

A crise política do Brasil está se alastrando por vários segmentos sociais e atinge nosso estado democrático atentando frontalmente o direito das mulheres, dos jovens e d@s negr@s que são maioria na pirâmide social e são os primeiros a sofrer com o desmantelamento da política socioeconômica desse desgoverno ilegítimo, que vem aplicando o receituário do Consenso de Washington, no seus 10 pontos programáticos: 1 - Disciplina fiscal; 2 - Redução dos gastos públicos; 3 - Reforma tributária; 4 - Juros de mercado; 5 - Câmbio de mercado; 6 - Abertura comercial; 7 - Investimento estrangeiro direto; 8 - Privatização das estatais; 9 - Desregulamentação das leis econômicas e trabalhistas; 10 - Direito à propriedade intelectual.

Conseqüentemente, estas ações estão sendo aplicadas literalmente para usurpar os direitos conquistado pelos trabalhadores e trabalhadores, que protagonizaram estas lutas.

Considerando a atual situação política do País, @s militantes sociais negr@s e não negr@s têm o desafio de lutar e vencer com ousadia e determinação frente o golpe que foi instalado pela elite eurocêntrica, que impôs ao PT e a maioria do povo brasileiro o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, condenada sem a sustentação jurídica necessária sobre o dolo. Condenação ancorando nos factóides midiáticos do PIG, que promoveu um linchamento público da presidenta, que foi julgada pelo Congresso carcomido, onde a maioria dos seus integrantes são citados em denúncias de corrupção.

Por isso, fui convocado pelos militantes do Quilombo Nacional Petista, para fazer o bom combate, em defesa do projeto político do PT e da candidatura do presidente Lula, que vem sofrendo ataques virulentos da elite econômica e dos poderes ilegítimos constituídos.

Tais poderes atacam também, sumariamente, outros membros do PT, a exemplo: ex-tesoureiro do PT Delúbio e Vaccari, ex-deputado federal João Paulo Cunha e José Genoino, ex-ministro José Dirceu e outros membros. Sendo assim tarefa dada é tarefa para ser cumprida, por isso trabalhemos com veemência para defender o projeto político do PT, a candidatura do presidente Lula para 2018, a tese Lélia Gonzalez - Muda PT Com Raça e Classe e a minha candidatura à presidente nacional do PT.

Neste sentido, quero ratificar o compromisso enegrecido do Quilombo Nacional Petista junto às mulheres negras e não negras, @s jovens negr@s e não neg@s e os homens negros e não negros, para alargar os direitos difusos dos filiados e das filiadas ancorados nos marcos regulatório do PT. E apresenta e defender juntamente com outros companheir@s a tese Lélia Gonzalez - Muda PT Com Raça e Classe, com as seguintes resoluções: 1 - Criar uma comissão para elaborar uma proposta sobre as futuras eleições internas do PT; 2 - O congresso precisa aprovar a isenção das contribuições financeira dos filiados e filiados que recebem até um salário mínimo desde que não exerçam cargos comissionados e de direção; 3 - O congresso precisa deliberar sobre a forma de defesa pública d@s dirigentes, filiados e filiadas que estão sofrendo linchamento mídia e dos poderes constituídos; 4 - O congresso precisa aprofundar o debate sobre o caráter do socialismo democrático com raça e classe. Pois, esse é o primeiro passo para construirmos um novo ciclo político no PT; 5 - O congresso precisa ressignificar o papel dos núcleos de base restabelecendo o seu poder deliberativo.

Quero aproveitar a oportunidade dada a mim, para me dirigir a cada filiado, filiada, militante, simpatizante e dirigente do partido, e pedir o acolhimento da minha candidatura à presidente nacional do PT, com o compromisso de aprofundar o diálogo democrático e progressivo para destravar pautas cristalizadas dentro do PT.

CANDIDATO À PRESIDENTE NACIONAL DO PT, JOSÉ DE OLIVEIRA. 
UM VOTO COM RAÇA E CLASSE.