PT presta solidariedade a Liana Cirne após ataque de Michele Collins


A vereadora teve sua fala tirada de contexto pela parlamentar enquanto discursava contra o PL 1904/24.

O Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, através da Secretaria da Mulher, emitiu uma nota de solidariedade à vereadora do Recife Liana Cirne (PT), após a parlamentar sofrer um ataque da também vereadora Michele Collins (PP).

A nota se refere ao ocorrido na última segunda-feira, 17 de junho, durante sessão na Câmara do Recife. Enquanto a vereadora Liana Cirne discursava posicionando-se contra o PL 1904/24, que equipara o aborto ao crime de homicídio, mesmo em caso de estupro, a vereadora Michele Collins gravou um vídeo e postou nas redes ironizando a religiosidade e tirando a fala de Liana do contexto. 

“Como representante do povo, a vereadora Liana defende que o direito ao aborto seja uma questão de saúde pública e se posiciona contra a sua criminalização. A sua opinião, também enquanto cristã, deve ser respeitada, pois vivemos em um Estado laico e não devemos nos curvar a religiosidades. O PT de Pernambuco é, e sempre foi, contra todas as formas de violência e intolerância. Continuaremos lutando e defendendo o Estado laico e a vida das mulheres”, diz parte da nota. 

Liana Cirne também escreveu um texto em suas redes sociais para responder a publicação de Michele Collins. 

“Dizer que citei a Bíblia para justificar o abort0 agride a mim, à minha dignidade e religiosidade. A fé é uma esfera profunda da minha vida e não aceito desvirtuamento de minha crença.Como autora do Estatuto da Liberdade Religiosa do Recife, não posso admitir que cristãs e cristãos que não pactuam de concepções políticas ultraconservadoras tenham sua fé questionada”, diz Liana Cirne.  

Confira a nota na íntegra:  

Nota de Solidariedade 

A Secretaria de Mulheres do Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores de Pernambuco vem, por meio desta nota, manifestar sua solidariedade à companheira e vereadora da cidade do Recife, Liana Cirne. A mesma sofreu ataques, através das redes sociais, por parte da também vereadora Michele Collins (PP-PE).

Na última segunda-feira, (17/6), a vereadora Liana Cirne discursou no plenário da Câmara posicionando-se contra o PL 1904/24, que equipara o abort0 ao crime de homicídio e aumenta a pena máxima do crime de abort0 para 20 anos, para quem realizar o procedimento a partir da 22ª semana de gestação, mesmo em caso de violência. Durante o discurso, sua religiosidade foi ironizada pela parlamentar.

Como representante do povo, a vereadora Liana defende que o direito ao abort0 seja uma questão de saúde pública e se posiciona contra a sua criminalização. A sua opinião, também enquanto cristã, deve ser respeitada, pois vivemos em um Estado laico e não devemos nos curvar a religiosidades.

O PT de Pernambuco é, e sempre foi, contra todas as formas de violência e intolerância. Continuaremos lutando e defendendo o Estado laico e a vida das mulheres!

Secretaria de Mulheres do PT-PE
19/6/2024