Silvio Costa Filho: preocupação com a economia só aumenta



O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos), cada vez mais, vem mostrando preocupação com a economia brasileira. Os números recentes, apresentados pelo mercado e pelo próprio Governo Federal, reforçam o que o parlamentar vem colocando. “Tenho externado, já há algum tempo, preocupação com a economia brasileira. Aumento da inflação e da taxa de juros, risco fiscal, baixo investimento, aumento do desemprego e crises institucionais permanentes. Isso só faz ampliar as incertezas com a economia. As projeções já apontam uma queda para o ano de 2022”, alerta Costa Filho.


As incertezas sobre a economia brasileira cresceram nas últimas semanas com o aumento do risco fiscal e político, além da crise hídrica. Isto está fazendo com que instituições financeiras revejam suas expectativas em relação a 2021 e 2022. A XP Investimentos aponta que a pressão sobre a inflação corrente está se mostrando mais persistente e disseminada. Aliado à alta nas incertezas fiscais, ela reviu para cima a projeção para a Selic no final do ano, que passou de 7,25% ao ano para 8,5%. O Itaú espera que a inflação seja mais alta neste ano e no ano que vem, atingindo, respectivamente, 8,4% e 4,2%. Ela segue alta e mostra que os repasses ocorrem, até mesmo, entre os serviços. Diante desse cenário, o banco reviu sua expectativa para o juro. A expectativa atual é que chegue a 9% em 2022.


Já o desemprego no Brasil atingiu 14,8 milhões no trimestre encerrado no último mês de maio, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de desemprego foi a segunda mais alta da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012 e desacelerou na comparação com os dois trimestres anteriores, que registraram taxa de 14,7%, recorde até então. “Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, o número de desempregados aumentou em 2 milhões de pessoas, já venho apontando que esse é número bem assustador”, diz o parlamentar.


Outro dado preocupante apontado por Silvio Costa Filho é que, segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é a única grande economia com expansão perdendo força. “Nos países desenvolvidos a tendência é de crescimento econômico moderado, infelizmente o Brasil é a única grande economia que já entrou em desaceleração”, ressalta.


“Temos uma série de indicadores extremamente preocupantes. A inflação, cuja meta era de 3,75%, já está com mais de 8%; a taxa Selic, com projeção de 8,5%; o baixo investimento, com menos de 3% do PIB; além do risco fiscal e risco-país. E, também, já são 14,8 milhões de pessoas buscando uma vaga de emprego. É preciso que, urgentemente, o Ministério da Economia apresente um plano econômico com começo, meio e fim, com ações concretas para que possamos retomar o crescimento econômico e a geração de emprego e renda no Brasil”, conclui Costa Filho.