Aprenda a escolher um apartamento para alugar em Recife seguro e barato

Saiba quais critérios levar em consideração ao locar um espaço para morar



Procurar um apartamento para alugar em Recife não é uma tarefa das mais fáceis. Independente da oferta de imóveis disponíveis ser grande ou pequena, de todo modo será necessário pesquisar e analisar uma quantia razoável de espaços e conhecer cada um deles, além de atravessar todo o processo de negociação e avaliação.


O processo frequentemente gera uma série de dúvidas, pois existem muitas coisas a serem levadas em consideração, sem falar nas regras e leis que regulamentam essa transação. Diante disso, saber escolher um apartamento que seja seguro e barato demanda inteligência e cautela. Observe adiante algumas dicas de como escolher isso.


1. Defina quais são as suas reais necessidades


A primeira coisa a ser levada em consideração na hora de se escolher um apartamento é saber com clareza e precisão quais são as suas reais e concretas necessidades. Ou seja, você precisa ter bem delimitado em sua mente o que você precisa para viver com qualidade de vida, comodidade, conforto, bem-estar e funcionalidade.


Isso dependerá do seu perfil enquanto morador, do seu estilo de vida, da sua atual condição financeira e profissional e do contexto geral da sua vida pessoal. Se você for solteiro, por exemplo, um apartamento menor pode ser uma ótima pedida. Não apenas por ser mais barato, mas é o suficiente para te ajudar a vivenciar tranquilamente sua rotina enquanto pessoa que mora sozinha.


Além do mais, como mora sozinho, todo o dever de cuidar da limpeza da casa fica a ser encargo. Dessa forma, se um apartamento for mais compacto, é mais prática na hora de fazer a limpeza e manutenção do espaço.


Se você se casou, pode ser que um apartamento compacto, de 1 quarto, possa ser útil ainda, visto que o casal provavelmente dormirá junto. Nesse caso, por uma questão de maior conforto e bem-estar, é interessante que esse quarto seja um pouco maior, não só para abrigar os móveis de casal (cama e guarda-roupa), mas para que ambos possam desfrutar de um espaço maior.


A situação muda de figura caso o casal pretenda ter filhos em breve, em um curto prazo. Sem sombra de dúvida, será necessário pelo menos mais um quarto. Afinal, a criança precisará de um espaço para ela, onde ficarão todas as suas coisas e os pais precisarão manter sua privacidade e espaço também, sem ter que compartilhar com o bebê.


O mesmo se aplica se porventura o casal já tiver um filho, pequeno ou não. Se tiver dois filhos e eles forem pequenos e o quarto tiver um tamanho razoável, pode ser o suficiente. Agora, quando eles ficarem grandes, cada um precisará usufruir de um espaço só para si e então será necessário alugar um apartamento maior.


Por outro lado, se o casal tiver mais de um filho e eles já forem grandes, então imprescindivelmente o apartamento precisará de uma quantidade de quartos (além do quarto do casal, obviamente) correspondente a quantidade de filhos.


Vale dizer que caso você seja uma pessoa solteira, mas queira e/ou necessite de mais cômodos por x razões, precisará de um apartamento maior também.


2. Faça uma análise apurada do seu orçamento mensal


Um ponto muito importante na escolha de um apartamento é o seu orçamento mensal, ou seja, o quanto você ganha por mês. Não adianta muito você simplesmente saber quais são as suas necessidades em ;relação a uma moradia se você não tiver condições reais de pagar.


Você pode encontrar o apartamento dos seus sonhos, mas se seu dinheiro não é o bastante para bancar esse gasto, ficará muito difícil e você irá se apertar. Se seu orçamento não for o bastante para um apartamento maior, talvez o aluguel de kitnet em Recife seja o ideal.


É essencial efetuar uma análise detalhada do seu orçamento mensal para estabelecer quais são os valores que você pode arcar como aluguel. Lembre-se igualmente que você precisa não apenas pagar o aluguel em si, mas também o IPTU e o condomínio.


Recomenda-se fortemente que todos esses gastos com habitação não ultrapassem a faixa de 30% do rendimento mensal da família. É necessário recordar-se também que, além de tudo isso, há outras contas a pagar que estão relacionadas ao imóvel, como água, energia e internet.


Desse modo, enquanto você estiver se planejando, pode ser interessante que você estipule um limite máximo que você pode e pretende pagar na locação do apartamento. Assim sendo, você se livra de maiores problemas no momento de bancar todos os gastos com as outras contas que possui.


3. Averigue as condições do apartamento e a sua localização


Por mais que um imóvel esteja anunciado na Internet e possua fotos e vídeos que permitem vislumbrá-lo, nada se compara com o fato de fazer uma visita e visualizar pessoalmente todos os detalhes do imóvel.


Dirija-se até o local e faça uma verificação profunda e detalhada de todos os atributos e características do imóvel: o estado de conservação em que ele se encontra, os defeitos que ele eventualmente possua, como são os acabamentos existentes, enfim, veja como ele realmente está.


Se porventura for encontrado algum problema que demande alguma sorte e nível de reparos, anote isso e negocie depois com o proprietário do lugar, pois em situações como essa frequentemente ocorre uma concessão de descontos no preço no aluguel. É fundamental pontuar ainda que a vistoria precisa ser devidamente documentada em um laudo, que por sua vez deve ser assinado por ambas as partes.


Além de todos esses aspectos, a localização é crucial também nessa escolha. É claro que alguns bairros podem ser mais interessantes do que outros para você. No entanto, você tem que estar ciente de que a localização influencia bastante no valor da locação. Dessa maneira, atente para a localização e como é a infraestrutura local, a fim de avaliar a relação custo-benefício.


Agora você sabe tudo o que precisa considerar na hora de escolher um apartamento seguro e barato. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!