Solenidade na Assembleia Legislativa homenageará banda marcial do Ginásio Pernambucano

Deputado Estadual Professor Paulo Dutra (PSB)
Na próxima segunda-feira (30/09), na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, a partir das 18h, haverá uma sessão solene em comemoração aos 50 anos da banda marcial da Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano. A homenagem é um requerimento do Deputado Estadual Professor Paulo Dutra (PSB).

A Banda Marcial do Ginásio Pernambucano foi idealizada e fundada em 03 de setembro de 1969, pelo aluno Jader de Alemão Cysneiros, primeiro presidente do grupo e, posteriormente, primeiro ex-aluno a exercer a função de professor. Atualmente, 50 componentes de ambos os sexos formam a banda e se apresentam, em média, 40 vezes por ano. Ao longo desses 50 anos, a banda participou de encontros, festivais e concursos em vários estados do Brasil e na cidade de Punta Del Leste, no Paraguai. No ano de 1991 foi a única banda civil escolar convidada pelo então Presidente da República Fernando Collor para tocar na solenidade de descida da rampa do Palácio do Planalto.

A Banda do GP, como é popularmente conhecida, realiza anualmente, desde 1988, a abertura do desfile cívico do 7 de setembro do Recife. Ela conta também com uma série de títulos durante essa meia década. Campeã pernambucana entre 1971 e 1974, alcançou o 1º e o 2º lugares no Campeonato Nacional de Fanfarras e Bandas promovido pela Tv Record entre os anos de 1975 e 1982. Isso só para citar algumas das muitas conquistas.

A solenidade deve contar com a presença de ex-músicos, ex-maestros e com a formação atual da banda, que fará uma apresentação especial.

Pensando na importância das bandas marciais para Pernambuco, o Deputado Professor Paulo Dutra criou o Projeto de Lei 384/2019 que tem como objetivo incluir o Dia Estadual de Bandas e Fanfarras no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas Estaduais. O PL já tramita na Assembleia Legislativa e aguarda aprovação.