Fim das Fake News nas redes sociais!? Facebook está fazendo checagens em grupos e denunciando!

Tudo indica que estamos no começo do fim das Fake News nas redes sociais. Isso, é uma novidade positiva. Algo que deveria acontecer no período das eleições passadas, em 2018. Mas, ainda assim, nunca é tarde para começar à resolver e consertar o que há de errado.

O Facebook agora está em parceria com órgãos independentes que fazem checagens constantes de publicações com conteúdo falso à partir de grupos nesta rede social. O sistema alerta aos administradores dos grupos sobre publicações falsas, assim que as mesmas são identificadas, ficando para o administrador ou administradores excluir aquela publicação, ou mantê-la, se achar necessário.


No meu grupo A TURMA DO SETOR foram identificadas já com o uso do novo sistema, 13 publicações comprovadamente falsas. E, acreditem (o que já era de se esperar) a maioria das publicações com conteúdo falso (Fake News), tem como seus principais divulgadores eleitores das eleições passadas de Jair Messias Bolsonaro com publicações (como sempre) contra Lula ou a esquerda, principal alvo da extrema direita em nosso país.

Os administradores e/ou gerenciadores de grupos como este que trouxe acima, recebem informações. Recebendo a notificação o administrador é direcionado para o Controle de Qualidade de Grupos no Facebook. Caso não retire aquelas publicações com conteúdos falsos, os grupos recebem um tipo de punição.

No meu ponto de vista, os administradores ou grupos não deviam ser punidos por erros que não são seus e sim o internauta que publicou ou fez uso daquele artigo falso. Mas, como são as regras, nada podemos fazer, por enquanto.

No entanto, na qualidade de administrador eu pode-se excluir a publicação, podendo ainda alertar sobre aquele artigo falso ao perfil que postou, bem como, banir do grupo quem compartilhou aqueles artigos ou imagens de Fakes.

Na manhã de hoje, recebi alerta de 13 publicações, printei algumas antes de exclui´las para mostrar como estou fazendo nesta publicação. Dentre as publicações falsas constava uma em que dizia que Lula teria mandado matar Palocci, num áudio comprovadamente falso e que já tinha sido desmascarado no ano de 2017 (confira aqui). Rapidamente o sistema envia alguma publicação dos parceiros comprovando que aquele artigo se trata de Fake News. Nestes últimos anos essa mesma publicação já voltou a tona e como sempre, os seguidores da extrema direita (que ama fake news), continua à compartilhar inverdades como esta. 

Assim que a mensagem falsa é identificada o sistema já libera uma publicação de um dos canais, comprovando o que é verdade e o que é mentira, como é o caso da acusação contra o ex-presidente Lula compartilhada em meu grupo, Turma do Setor, por um dos internautas fanáticos por Bolsonaro, gerador de ódio contra a esquerda e contra o ex-presidente. (Lula não sugeriu assassinato de Palocci em áudio; gravação é falsa).

Abaixo temos um dos printes que fiz de um dos integrantes que compartilhou informações falsas no grupo. Antes de divulgar aqui, fiz questão de ir no privado deste perfil, que o conheço pessoalmente, e em contato com ele pelo Whatsapp, comuniquei o que tem se passado. Em seguida, excluí o conteúdo, conforme recomenda o sistema do Facebook sob essa nova modalidade.

Lula não sugeriu assassinato de Palocci em áudio; gravação é falsa (Confira aqui)


Pelas informações constantes nos principais tabloides e sites de tecnologia, esse mesmo sistema está sendo aprimorado para rodar também em grupos de Whatsapp. Porém, levará algum tempo para começar à vasculhar por esta rede social.


Mas, pelo menos, já estamos vendo um início de uma ação positiva contra o crescente uso de informações falsas nas redes sociais por parte de militantes de grupos tanto da extrema direita quanto da extrema esquerda.

Para mim, que tenho brigado constantemente contra os Perfis Falsos e as Fake News, é uma notícia ótima, de encher os olhos. 

É o começo do fim das Fake News nas redes sociais!?