Em Barreiros Francisco Barros (Chico do PT) concorrerá à presidência do Partido dos Trabalhadores

O PT é um dos partidos que, embora digam que seja ditador, é reconhecidamente um dos mais democráticos que ainda temos em nosso país. E apesar de não figurar como um dos integrantes desta siga política, por livre escolha minha, não há como não observar as movimentações que acontece, principalmente em nosso município, Barreiros.

O Partido dos Trabalhadores teve um representante da sigla na casa legislativa, mas que não esteve à altura real da representação, o que é bastante lamentável.

Na condição de lutadores e lutadoras o Partido dos Trabalhadores, em Barreiros, tem tido nas pessoas de Vera Pessoa, sindicalista na área da educação, que sempre à frente de movimentos da categoria tem contribuído para o bem coletivo à frente do SINTEPE, junto com os companheiros e companheiras que fazem parte da legítima esquerda em nosso município.

Francisco Barros, mais conhecido como Chico do PT.
Francisco Barros, mais conhecido popularmente como Chico do PT, integrante do Partido dos Trabalhadores é também um destes guerreiros que tem lutado e resistido para que a chama petista ainda esteja em atividade em Barreiros e na região. Ele já foi candidato em Barreiros ao cargo de Conselho Tutelar (assunto que tratarei por estes dias) e nas eleições de 2012 e também 2016, lançou-se como candidato ao cargo de vereador. E, embora em ambas as lutas não tenha obtido sucesso, ainda assim tem demonstrado ser uma as peças centrais para a permanência do partido petista por estas bandas.

No mês de Setembro haverá eleições para a escolha de novos presidentes municipais para o PT (Processo Extraordinário de Eleições Diretas em nível municipal) Todo partido em cada município poderá escolher quem representará e cuidará da sigla petista por um período de dois anos. O ultimo PEDex aconteceu em Outubro de 2017.

No município de Barreiros, sabendo da importância que o PT tem e continua a ter, ainda mais depois das eleições federais, alguns aproveitadores estão tentando fazer frente para terem, sem luta e sem resistência, o Partido dos Trabalhadores em suas mãos. Para tanto, tem arrebanhado, covardemente, partícipes para um golpe interno. Mas isso é assunto para um outro momento, numa possível publicação posterior.

No entanto, na outra ponta da luta há verdadeiros representantes petistas que estão lutando pela isonomia do partido, apesar dos pesares, e para tanto, estão lançando seus nomes como candidatos ao cargo de presidente do partido dos trabalhadores em Barreiros.

De minha parte, tenho total confiança em Chico do PT, e por conta dessa confiança é que reconheço nele um cidadão capaz de representar a legenda em Barreiros.

Chico do PT (camisa azul) ao lado de Fernando Ferro
Sua candidatura para o cargo de presidente do Partido depende democraticamente do voto. E esperamos que os integrantes do PT façam a coisa certa, optando por um cidadão sem vícios políticos e com total isonimia. Ao contrário da chapa contrária que, além de pular de galho em galho, de partido à partido, á cada período que bem lhe interessa, não tem compromisso com nenhum partido, e está querendo apenas se aproveitar do PT, como já fez em outros partidos e está entrando agora na sigla com fins oportunistas e viciosos, o que por sua vez, se for aceito, perderá a total validade enquanto resistência.

Francisco Barros é o que podemos chamar de "a cara do PT" no melhor sentido que se possa ter e neste momento é preciso que os integrantes de esquerda, filiados ao Partido dos Trabalhadores de Barreiros façam valer á luta por fortalecimento de uma das legendas de esquerda mais forte em todos os lugares do país, e não permita que o mesmo em nosso município venha à cair em mãos erradas e sem escrúpulos.

É preciso de verdade que o recado seja entendido e que haja um enriquecimento de pessoas capazes, em Barreiros, para fazer valer à pena a resistência à caminho de mudanças concretas à começar por células como esta.