Barreiros precisa trocar não apenas o quadro de vereadores como também os nomes para Prefeito que temos atualmente.

Quando olhamos para Barreiros ante o quadro geral vemos uma cidade que antes era próspera em todos os sentidos, mas que nos dias atuais tem apenas como fonte de geração de renda e emprego o comercio local, que é quem de verdadeiramente movimenta nosso município e o sustenta, e uma Prefeitura e uma Câmara de Vereadores que empregam, juntas, cerca de 10% apenas dos munícipes. 

A maioria da empregabilidade em nosso município, vem do comércio local que tem sustentado com unhas e dentes nossa economia, apesar de todas as dificuldades que passamos na esfera estadual e federal, aliada com os desleixos dos administradores públicos à frente da Prefeitura.

Em quatro mandatos executivos nós temos Elimário Farias, Carlinhos da Pedreira, Toinho da Coca-Cola e Cleto Gilberto. Sem necessidade de citar os demais ex-prefeitos que administraram nossa cidade em tempos idos.

No quadro de "representantes do povo" na casa legislativa temos como os mais antigos, os vereadores Péricles Souza, Walter Buarque, Luciano do Peixe, Nivaldo Brito, Henrique, Geraldinho e Careca que são os que já passam de dois mandatos legislativos e que mesmo tendo sido eleitos com o voto direto, democraticamente, ainda assim na prática são os que menos representam a população barreirense. A contar por projetos de lei, é fácil de ver quem e quais deles falam de fato ou buscam melhorias para a cidade.

Particularmente eu já vi alguns deles saírem (dentro da câmara) em defesa de algumas poucas situações. Mas, também tenho acompanhado a maioria destes mesmos, calados. Alguns conviventes com tudo o que de atraso acontece e tem acontecido em nosso município.

Já no quadro executivo, quais são e quais foram os Prefeitos que fizeram alguma coisa de fato pela cidade barreirense?

Toinho da Coca-Cola durante seu governo, asfaltou algumas ruas com recursos próprios, e foi um dos melhores pagadores, na qualidade de Prefeito. Inclusive é notório que o mesmo fez o tão famoso rateio na área da educação, deixando o funcionalismo, nesta categoria, feliz com o recebimento de valores a mais em seus salários.

Carlinhos da Pedreira, que foi eleito logo após as enchentes de 2010 usando como pano de fundo a comoção popular do momento, quando toda a cidade foi atingida pelas águas dos rios Carimã e Rio Una, estando filiado no partido PSB, aceitou e teve que aceitar que várias obras com recursos do Governo Federal e Estadual fossem executadas na cidade. Portanto, obras dele mesmo, foram poucas, já que com a Operação Reconstrução as finanças para a criação de diversas frentes não foram ações com recursos próprios desde os anos 2010 até os anos de 2016 e sim com recursos federais que via estado, tinham que ser concuídas tanto em Barreiros quanto nos demais municípios aonde as águas destruíram pela cheia de 2010 e 2011.

Uma das marcas de Carlinhos da Pedreira, muito semelhante à João Baleia, à frente da Prefeitura foram marcadas por perseguições contra aqueles que eram contra sua gestão, bem como, faltas constantes de pagamentos dos servidores públicos municipais, além de agregar todos os seus familiares aos cofres da Prefeitura Municipal.

Com salários atrasos, muito mais do que na administração da atual gestão, centenas de protestos aconteceram na cidade sejam por parte dos alunos sem transportes, sejam dos professores, sejam dos garis sem pagamentos, etc.... Houve um caso em Barreiros, que eu lembro com tristeza, de um dos Guardas Municipais chorar por que seus filhos estavam com fome. Sem receberem há mais de quatro meses ele tava pedindo alimento à conhecidos para sua família.

Elimário Farias, atual Prefeito, tendo como manipulador de suas ações, o ex-prefeito João Baleia, está fazendo uma péssima administração alinhada às ações do ex-prefeito Carlinhos. Praticamente o que um fez lá atrás, o outro está fazendo atualmente.

Vale lembrar que Elimário já foi vereador, por três mandatos, tendo sido legislador quando o ex-prefeito Carlos Arthur estava no poder, tendo este conhecimento de causa do gestor anterior, sendo um dos mais fracos legisladores àquele período, que no entanto, conseguiu sair da Câmara de Vereadores direto para a Prefeitura, graças ao "empenho" de João Baleia que lançou candidatura em seu nome, mesmo sabendo que não poderia exercer o cargo se fosse eleito, mudando o nome da "chapa" na ultima semana, coisa que Carlinhos da Pedreira pretende fazer no ano que vem, nas eleições de 2020.

Nestes últimos anos nossa cidade em diversos fatores não evoluiu. Nós não crescemos. Parece até que regredimos. Antes, tínhamos em nossas terras a Usina Central Barreiros, que fechou suas portas nos anos de 1990. Desde então a cidade conseguiu sobreviver e ainda sobrevive, graças ao comércio local que emprega a maior parte, cerca de 60% dos cidadãos e cidadãs locais, e do funcionalismo agregado à Prefeitura, que chega à empregar no máximo 10% dos munícipes.

Todas as ações que os vereadores e os prefeitos (atual e ex) tem desenvolvido para a cidade, de fato, visa apenas o próprio bem estar deles e de seus familiares, tornando assim a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, uma extensão de suas famílias. O que por si só, é lamentável.

Com isso, diante do triste cenário que nos achamos, a melhor alternativa, de verdade, é mudar todo o quadro de agentes políticos que atualmente temos tanto na câmara de vereadores quando no poder executivo.

Diante do que temos nestas ultimas quatro gestões recentes, tudo o que vemos à nossa frente é a Prefeitura mudar de cor do prédio, à cada nova gestão, com os mesmos senhorios no poder, sem nada mudar de fato, em nossa amada Barreiros.

Portanto, ou reagimos ou somos mais uma vez engolidos pelos espertalhões que tem usufruído do erário público, ano a ano com a mesma forma de fazer política em todos estes anos.

Prefeitura Municipal de Barreiros - PE