Porque a Vereadora Ivalda Farias, esposa do Prefeito Elimário Farias, não vai às sessões na Câmara de Vereadores?

Ela foi eleita com 1,065 votos por eleitores que certamente esperavam encontrar uma representante feminina na Câmara Municipal Casa de Nilo Morais, na cidade de Barreiros. Foi a quarta mais votada, ficando atrás de Geraldinho, Irmão Linho e Careca. Este último, atual presidente da casa legislativa.

Além de ter conquistado o título de uma das vereadores mais votadas nos últimos tempos, recebe ainda, por tabela, o título de Primeira Dama da Cidade, por ser esposa do atual Prefeito, e ex-vereador, Elimário de Melo Farias.

Vereadora Ivalda Farias ao lado de seu esposo e atual Prefeito de Barreiros, Elimário Farias (Foto em período de campanha no ano de 2016)
No primeiro ano de seu mandato, a vereadora ainda fez algumas aparições na casa legislativa. No segundo ano, ainda que poucas vezes, ela apareceu, há algumas poucas sessões. Mas com o passar dos dias a mesma não dá o "ar de sua presença" na Câmara MunicipalTalvez ciente de como as coisas se processam naquela casa, já que seu "instrutor" e esposo já foi vereador por dois mandatos, sabe tão bem quanto qualquer outra pessoa, que não há punição aos faltosos.

Segundo informes que estamos apurando, além das imagens que temos das sessões, (quando estas acontecem) não há nenhum registro da vereadora nas sessões deste ano de 2019. Exceto na semana passada, dia 04 do junho que a mesma compareceu na sessão mais rápida já registrada naquela casa legislativa. Cerca de vinte há no máximo, trinta minutos de atividades. (confira aqui)

Ela não aparece às sessões, claro, no entanto, religiosamente, recebe seu salário de pouco mais de R$ 7.596,00, (segundo portal da Transparência) todos os meses, creditados em sua conta. Salário saído dos cofres públicos, sem cortes por suas faltas. E que certamente ela não abrirá mão por nada neste mundo, até o final de seu mandato. Claro, estamos falando apenas do salário bruto apresentado pelo Portal da Transparência. Que fique bem claro isso!

Aliás, por falar em não haver cortes das faltas dos vereadores às sessões é bom frisar que um dos também faltosos às sessões semanais é, nada mais nada menos, que o próprio Presidente da Casa, Idson Wanderley, mais conhecido popularmente como Careca. Este por sinal não faz cortes dos vereadores faltosos por ser ele certamente um dos que falta constantemente às sessões da Casa de Nilo Morais.

Se um funcionário público, de qualquer esfera faltar ao serviço, sem justificativa, mesmo por motivo de doença (se não se munir de um atestado) tem aquele dia descontado diretamente na folha de pagamento. Se as faltas forem seguidas o empregador tem todo direito de exonerar aquele empregado faltoso tendo por justificativa abandono de emprego.

Na Casa de Nilo Morais, todas as semanas há diversos faltosos, dos treze vereadores. Salvo alguns poucos que marcam presença, mesmo quando não há sessões, como é o caso de Luciano do Peixe, Wellignton Aleixo e Nivaldo Brito, os demais são reconhecidamente faltosos.

A Vereadora Ivalda Farias, que deveria pautar em servir de exemplo positivo na Casa de Nilo Morais torna-se um péssimo exemplo à ser seguido. Porém, mesmo sob essa condição não  há por parte do Presidente da Casa Legislativa nenhuma punição à faltosa que nas noites de terça-feira não coloca os pés ao local para onde foi "elevada" pela força dos mais de mil votos conquistados no ano de 2016, nas eleições municipais.

Certamente está na hora do Ministério Público de Pernambuco, através de seu representante na Promotoria Pública fazer uma "visita" judicial à Casa de Nilo Morais para tentar moralizar essa farra da maioria dos atuais vereadores, com o dinheiro público do município em que há muitos ganhando, vergonhosamente, sem trabalhar.

Por outro lado, a Vereadora Ivalda Farias certamente tem seus "imensos motivos" para faltar constantemente à seu trabalho na Casa de Nilo Morais. Acredito eu. Afinal, possivelmente sem ter nenhum projeto à apresentar naquela casa legislativa ou sem falas para defender o povo que a elegeu, o que fazer num local que pede ação como legisladora e fiscalizadora?

Será que Ivalda Farias teria coragem de cobrar o atual Prefeito, seu esposo, por erros e/ou faltas, pedindo dele melhoria para a cidade, sendo ela esposa do gestor? Não vimos por parte dela nenhuma defesa ao povo, principalmente em favor dos funcionários públicos de Barreiros, que até o mês passado estavam sem receber seus salários, atrasados há meses, em que o Ministério Público teve que forçar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para que a obrigação de pagamento seja finalmente cumprida por Elimário Farias. Mas, também, não a vimos defender o gestor.

Como podemos ver, essa é a qualidade de vereadores eleitos no ano de 2016, que estarão à pedir votos nas eleições do ano que vem na casa de uma boa parte de gente que desconhece as atividades dos mesmos à frente dos cargos para o qual foram eleitos.


No dia de hoje, 11 de Junho, estiveram à Casa Legislativa os vereadores Luciano Gomes (Luciano do Peixe) Wellignton Aleixo, Nivaldo Brito, Pericles Souza, Amaro Serafim (Irmão Linho), Geraldino, e Henrique. Destes citados há de registrar que os vereadores menos faltosos, são os primeiros, os demais também vão pouco às sessões da casa legislativa.

Certamente eles devem ter assuntos mais importantes à tratar, que os impedem, como geralmente tem acontecido, de comparecerem à Sessão na Casa de Nilo Morais.


Sessão da Câmara de Vereadores de Barreiros dia 11 de Junho de 2019, (Imagem por Ed Soares)
Próximo dia 18 de Junho de 2019 a Câmara julgará as contas do ano de exercício de 2014, do ex-prefeito Carlinhos da Pedreira. Quais faltarão à sessão, e por qual motivo? Será que que arrumarão "assuntos mais importantes" como desculpas para não estarem presentes?