Como os vereadores de Barreiros votarão as contas do ex-prefeito Carlinhos da Pedreira?

Nosso município conta com 13 vereadores eleitos para fiscalizar e legislar para a cidade de Barreiros. Coisa que nem sempre acontece. Já que todas as semanas há sempre uma observação à ser citada sobre os mesmos, principalmente no que concerne às suas presenças na Casa de Nilo Morais. Como já citei, poucos deles se comprometem à estar presentes para as Sessões semanais que acontece, ou deveria acontecer, todas as terças-feiras.

Nesta ultima sessão, por sinal, do dia 04, apenas sete vereadores estiveram presentes, e pela primeira vez neste ano, vimos a presença da Vereadora Ivalda Farias, esposa do atual Prefeito, Elimário Farias. Acontecimento digno de nota. Mas, isso é assunto para outro momento. O assunto em foco refere-se às contas do ano de 2014 que deverão ser julgadas no dia 18 de Junho, conforme foi recentemente anunciada à partir de Ofício datado do dia 30 de Maio. (Confira aqui)

Depois da publicação que fiz (confira qui) as perguntas que rondam os quatro cantos da cidade, por aqueles que ainda se interessam em assuntos políticos como este é: como os vereadores votarão as contas de Carlinhos da Pedreira?


Alguns acreditam piamente que as contas do ex-prefeito serão aprovadas graças à um possível acordo financeiro do ex-gestor com os vereadores de sua base. Outros porém, ousam dizer que os vereadores reprovarão as contas do ex-prefeito como uma forma de vingança por conta de uma conversa tida entre o Carlinhos da Pedreira e o vereador Amaro Francisco, mais conhecido como Pãozeiro, cujo áudio gravado sem o conhecimento do legislador, foi jogado nos grupos de redes sociais pelo ex-gestor da cidade para dar à entender que o mesmo teria sido atraiçoado pelos legisladores que ele teria ajudado à subir ao poder.

Todos na cidade ao invés de concordar com o repasse feito do áudio com a conversa do ex-prefeito com o vereador, dizem que Carlinhos da Pedreira cometeu um ato de covardia, traindo a confiança daquele que teria se posicionado à seu favor, mesmo quando não devia.

Seu fiel amigo foi traído por confiar de mais no ex-gestor, que sem escrúpulos não pensou duas vezes e jogou um áudio comprometedor nas redes sociais.

Tal áudio da conversa dos dois só serviu de chacota entre os munícipes, à partir das redes sociais, deixando, por outro lado, seus possíveis aliados, "ressabiados" com Carlinhos da Pedreira que não querem mais conversa com ele com medo de serem covardemente gravados. Como aconteceu com o vereador Pãozeiro.

Mas, isso é, também, assunto para um outro momento e para ser tratado em uma outra publicação.

O fato é que o povo quer saber como os vereadores de Barreiros votarão as contas, já julgadas pelo TCE e reprovadas pelo órgão.

Quais deles votarão pela aprovação das contas do ex-prefeito? Quais deles votarão pela reprovação das contas? Haverão abstenções? Haverão ou já estão acontecendo acordos para a aprovação das contas do exercício do ano de 2014?

Pelo parecer do TCE as contas estão reprovadas. Neste caso, quaisquer dos vereadores que votarem pela aprovação das contas do ex-gestor, serão dignos de desconfiança pela população. Sem contar ainda que estamos em ano de pré-campanha e os mesmos, com certeza, pensarão em suas reeleições no ano que vem, que é ano eleitoral.

Dos que votarem pela aprovação das contas, quais serão as justificativas deles?

O Presidente da Casa, Idson Wanderley, mais conhecido como Careca, chegou à dizer que votará segundo a lei, porém, não disse será à favor ou contra, usando essa fala como meia desculpa. Este porém, tem à seu favor o conhecido "voto de minerva", ou seja, será o último à posicionar-se, dependendo do andamento das coisas, durante aquele evento.

Walter Buarque foi outro que disse-me ontem, escorregadio em suas palavras, que votará no dia o que tiver que ser votado. Mas, também não disse de qual lado ele estará, se pela aprovação ou pela reprovação.

Por telefone o vereador Amaro Francisco, mais conhecido como Pãozeiro, também disse que optará pelo que é certo, e usou como justificativa o fato de que ele não era vereador quando Carlinhos da Pedreira estava Prefeito.

E como votará Ivalda Farias, vereadora e esposa do atual gestor da cidade? Por sinal, a única mulher à exercer mandato nesta atual gestão e que é uma das mais faltosas na Casa de Nilo Morais, seguida, pelo Presidente da Casa Legislativa, que também falta constantemente às sessões. Ontem, faltou mais uma vez. Eu estava presente quando o mesmo chegou à Câmara as 19:40 vindo de Recife, resolvendo questões particulares conforme o mesmo citou ao descer do carro com sessão já encerrada.

Por sinal, vale salientar que  ontem aconteceu uma das sessões mais rápidas que já vi. Cerca de vinte minutos de "trabalho" dos sete vereadores presentes.

O mais curioso é que nenhum dos vereadores faltosos são punidos, à começar pelo Presidente da Casa, no entanto, mesmos recebem religiosamente todos os meses mais de sete mil e quinhentos, sem quaisquer cortes.

Este assunto, também, é motivo para outra publicação, em outro momento.

Quanto á esse julgamento das contas do ano de 2014, há ainda informação de que o ex-prefeito teria se negado à receber a notificação expedida pela Câmara de Vereadores, o que possivelmente poderá fazer com que ele não tenha direito à defesa, já que mesmo não recebendo, teve conhecimento do caso, apesar da recusa.

A votação acontecerá próximo dia 18 de Junho, na Câmara de Vereadores de Barreiros Casa de Nilo Morais.