10 julho 2017

Comissão de Assuntos Internacionais promove ações de aproximação com unidades diplomáticas

Deputado Estadual Bispo Ossesio Silva (PRB)
Estreitar as relações com os 33 consulados já existentes em Pernambuco e atrair outros, a exemplo de Moçambique, são metas da Comissão de Assuntos Internacionais da Alepe. Uma das ações realizadas no primeiro semestre deste ano, com esse objetivo, foi a Reunião Solene para receber representantes diplomáticos de 19 países europeus. A visita fez parte da Missão Anual dos Embaixadores da União Europeia no Brasil e teve o objetivo de fortalecer os laços entre o bloco e o País, visando principalmente parcerias nas áreas de economia criativa, cultura, turismo e indústria.

Os dias da África e da Presença Africana em Pernambuco, ambos celebrados em 25 de maio, mereceram Reunião Solene realizada em junho. “Pernambuco tem sido um dos Estados brasileiros que mais tem ajudado o povo africano, essa relação é muito importante”, acredita o deputado Ossesio Silva (PRB), que preside a comissão. Também a celebração ao Dia Nacional da Imigração Judaica para o Estado foi objeto de Grande Expediente Especial na Alepe no mês de março, a partir de uma iniciativa do colegiado.

Segundo o parlamentar, uma das metas da Comissão para o segundo semestre é dar continuidade ao estreitamento das relações institucionais entre o Corpo Consular sediado no Recife e a Alepe, buscando construir uma agenda de Interesses socioeconômicos  entre os consulados e o Estado, mediantes visitas, encontros e intermediação de demandas apresentadas.

Ainda nesse primeiro semestre, a Comissão recebeu três proposições para análise e aprovou duas. Umas das propostas acatadas foi o Projeto de Resolução nº 834/2016, e seu Substitutivo nº 01 de autoria da Comissão de Justiça, instituindo o Prêmio Internacional País Amigo de Pernambuco.

Fonte: Alepe