Mendonça Filho antecipa R$199 mil para pagamento do piso dos professores de Barreiros

Ministro Mendonça Filho (DEM)
O ministro da EducaĂ§Ă£o, Mendonça Filho pagou quatro meses antes os valores referentes ao repasse de recursos do Fundo de ManutenĂ§Ă£o e Desenvolvimento da EducaĂ§Ă£o BĂ¡sica e de ValorizaĂ§Ă£o dos Profissionais de EducaĂ§Ă£o (Fundeb) para complementar o piso salarial dos professores, nos estados e municĂ­pios. Em Barreiros foi liberado R$199.077,18 para complementar o piso dos professores.
A complementaĂ§Ă£o do Fundeb era paga com atraso. Com o trabalho do ministro Mendonça Filho junto ao MinistĂ©rio da Fazenda, o Governo decidiu antecipar o pagamento referente a 2016. Para 2017 os valores da complementaĂ§Ă£o do Fundeb serĂ£o pagos mensalmente. Como isso, asseguramos o pagamento do piso nacional, evitando atrasos nos contracheques, especialmente nas cidades com maior dificuldade financeira,” destacou Mendonça Filho.
Fundeb — Criado em 2006, por emenda constitucional, o Fundeb Ă© um fundo especial de natureza contĂ¡bil e de Ă¢mbito estadual (um por unidade da FederaĂ§Ă£o, num total de 27), formado, na quase totalidade, por recursos provenientes dos impostos e transferĂªncias dos estados, Distrito Federal e municĂ­pios vinculados Ă  educaĂ§Ă£o.
O aporte de recursos do governo federal ao Fundeb, a partir de 2010, passou a corresponder a 10% da contribuiĂ§Ă£o total dos estados e municĂ­pios. Os investimentos realizados por eles e o cumprimento dos limites legais da aplicaĂ§Ă£o dos recursos do Fundeb sĂ£o monitorados por meio das informações declaradas no Sistema de Informações sobre Orçamentos PĂºblicos em EducaĂ§Ă£o (Siope).
A Portaria Interministerial nº 8/2016, dos ministĂ©rios da EducaĂ§Ă£o e da Fazenda, que estabelece parĂ¢metros operacionais para o Fundeb em 2017, foi publicada no DiĂ¡rio Oficial da UniĂ£o de 27 e dezembro de 2016.