Lula. Do Homem Simples à Presidência da República.

Luiz Inácio Lula da Silva
O Lula nasceu em uma casa muito simples em Caetés, na cidade de Garanhuns, no sertão do Estado de Pernambuco. Em casa Lula e família durante muitos dias só comiam arroz, feijão e farinha; pois a família não reunia condições financeiras para variar o cardápio. Em uma família de oito irmãos Lula se sobressaía em relação aos demais porque ele desde criança já exercia um importante papel de liderança. Lula defendia a sua mãe das investidas violentas de seu paí, o seu Aristides, que batia em Dona Lindu. Aristides se indispôs com a esposa, principalmente depois de saber que Lula estava estudando. Na cabeça de seu Aristides os filhos não tinham que estudar e sim só trabalhar. Seu Aristides, além de Lula e mais sete irmãos tinha mais dez filhos e isso acabou fazendo com que Dona Lindu o abandonasse. Seu Aristides nunca foi fel e além de tudo era um ignorante e analfabeto. Ele precisava do auxílio do filho mais velho para ler e escrever as cartas para ele. Lula já no Sindicato recebeu a notícia da morte de seu pai como indigente.

Com tudo isso a Dona Lindu saiu com os oito filhos em um caminhão pau de arara para São Paulo e Seu Aristides foi ao desespero quando se deu conta de que Lindu lhe havia abandonado. A viagem a São Paulo foi uma viagem bastante complicada porque foi uma viagem em terra de chão, mas seria a grande oportunidade para Lula e os irmãos sobreviverem à miséria. Chegando em São Paulo, Lula trabalhou vendendo tapioca e como engraxate, fez um Concurso no SENAI para Torneiro Mecânico e acabou sendo aprovado; mas antes Lula quando criança chamou a atenção de uma professora por sua inteligência e essa professora pediu a Lindu que ela adotasse o Lula para ele ser alguém na vida. Lindu respondeu dizendo que ela era capaz de criar Lula e que ele era Luís. A vida de Lula começou a mudar porque ele trabalhava até altas horas na fábrica e em uma dessas noites, Lula derrubou o torno e perdeu o dedinho da mão esquerda. Lula foi incentivado pela mãe que o chamava de Luís e sempre dizia assim para ele. Teima Luís! E quem sabe por isso Lula sempre foi muito persistente.

Lula como torneiro mecânico recebia um bom salário e isso fez com que ele tivesse sido o primeiro dos filhos de Lindu a comprar um carro. O salário que Lula recebia era mais do que recebe hoje um médico recém-formado. Lula antes de entrar para o Sindicato começou a curtir os bailes na noite e em uma dessas noites Lula conheceu Lourdes com quem ele veio a casar. Logo após casado, Lourdes engravidou e morreu, perdendo o filho no parto. Lula teve mais uma provação na vida dele, ele sofreu; mas sempre superou os obstáculos.

Lula um dia foi fazer a inscrição em um Sindicato e lá ele conheceu a Marisa Letícia. Foi um amor á primeira vista e Lula conquistou o amor de Marisa espantando um namorado de Marisa. Com isso Lula se casou com Marisa, se elegeu Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e seguiu fazendo política. Lula, como Presidente do Sindicato, sempre foi muito ativo na luta e dava muita dor de cabeça nos militares. Ali pelos anos de 1978, 1979 Lula colocou na cabeça que eles tinham que fundar um partido para defender os interesses dos trabalhadores e assim começou a nascer o PT. O ponto mais alto da organização foi o comício de Lula no Estádio da Vila Euclides em São Bernardo do Campo, pois a polícia baixou lá e prendeu Lula.

Lula que antes de entrar no Sindicato não tinha interesse nenhum em política e só queria trabalhar e torcer pelo Corinthians; agora estava preso e ele deve tudo isso á insistência de seu irmão, o Frei Chico(ex-militante do PCB e barbaramente torturado na ditadura militar). Mas voltando à história de Lula na cadeia, ele recebeu a notícia da morte de sua mãe. Lula ficou arrasado. O na época Delegado do DOPS, Romeu Tuma, o liberou para ir ao enterro da mãe. Um grupo de trabalhadores viu Lula e entoou a seguinte frase. “ Se não soltarem o Lula ninguém vai trabalhar”. Um tempo depois Lula foi solto e voltou a fazer o que vinha fazendo; Política. Depois de tantas reuniões surgiu o dia “D” da vida de Lula. A construção do PT no Colégio Sion no dia de 10 de Fevereiro de 1980 e assim a liderança de Lula começou cada vez mais a ganhar reconhecimento e ele se consolidou como o candidato a Governador de São Paulo em 1982 pelo PT, sendo o 4º mais votado ficando atrás de Franco Montoro do PMDB, Reinaldo de Barros do PDS e Jânio Quadros do PTB. Lula só ficou a frente de Rogê Ferreira do PDT. Rogê Ferreira que em um debate perguntou a Lula se ele era socialista e Lula respondeu que era um torneiro-mecânico.

A vida seguiu e Lula continuou na ativa movimentando o PT. Em 1986 Lula foi o Deputado Federal mais votado no Estado de São Paulo com 650134 votos, foi Deputado Constituinte e teve nota 10 na avaliação do DIAP. A importância de Lula no PT era gritante e isso o fez como candidato a Presidência da República pelo PT em 1989. A campanha Presidencial de Lula em 1989 foi um sucesso porque ele chegou ao 2º turno deixando de fora nomes de peso da política brasileira como o Leonel Brizola do PDT e o Mário Covas do PSDB. Lula perdeu por uma pequena margem de Fernando Collor do PRN, mas isso não o fez com que ele parasse de teimar. No começo do Governo Collor o PT e o Lula fizeram oposição sistemática e montaram um Governo Paralelo que mais tarde passou a se chamar de Instituto da Cidadania.

O Governo Collor foi um governo envolvido em corrupção desde o início e o irmão dele, o Pedro Collor contou tudo o que tinha de corrupção no Governo. Lula foi um dos líderes do impeachment de Collor que acabou saindo em 1992 depois de muitas passeatas por todo o Brasil. O Vice-presidente Itamar Franco assumiu a Presidência o PT seguiu na oposição. Para alguns analistas políticos foi um erro.

Logo depois veio a eleição de 1994 e Lula despontava como o grande favorito nas pesquisas eleitorais, mas acabou sendo ultrapassado por FHC na reta final e perdido a eleição no 1º turno, Lula foi derrotado pelo uso do Plano Real por FHC. Lula desanimou porque antes dessa eleição ele tinha feito a Caravana da Cidadania na qual ele viajou o Brasil para conhecer os problemas do país. Lula e o PT seguiram fazendo oposição ao Governo FHC e com a crise no ano de 1998 Lula chegou a emparelhar com o FHC nas sondagens eleitorais. No final o medo de Lula, que tinha o Brizola como Vice, se acentuou e o FHC se reelegeu no 1º turno de novo e dessa vez sem nenhum debate. O candidato a Presidente pelo PPS, o Ciro Gomes até hoje reclama disso. As eleições de 1998 entraram para a história porque o FHC conseguiu aprovar a emenda da reeleição na Câmara Federal para ele mesmo. Isso foi à custa da compra de votos comandada pelo falecido Sérgio Motta.

A crise e o aumento da pobreza favoreceu a Lula na eleição de 2002, tanto que ele se elegeu Presidente perdendo só no Estado de Alagoas com votação no 2º turno. Lula ganhou vários diplomas de mérito em Universidades estrangeiras; além de tirar 30 milhões de brasileiros da linha da pobreza, o Brasil estava em pleno crescimento e Lula com grande aprovação popular. Em 2005 surgiu uma crise no Governo, mas mesmo assim o Lula se reelegeu Presidente porque o povo estava comendo bem e comprando mais. O bem estar do povo ainda o qualificou para eleger a sua sucerrora como Presidente da República em 2010.

Fernando Cezar Toledo Martins.
Administrador com Pós-graduação em Marketing. 
Curitiba-PR.