As pessoas querem um mártir por elas, mas não querem lutar por seus direitos.


Muitas vezes eu saio nas ruas e as pessoas me perguntam: "Ed o que está acontecendo que não posta mais informações pra gente?" Eu simplesmente respondo que estou dando um tempo e que logo, logo, estarei postando novos informes da forma que todos já estão acostumados à me ver fazer, a partir desde blog. Mas, as vezes chego em casa e constato que a vontade de tratar de assuntos, mesmo aqueles mais comezinhos, estão meio que se esgotando. Algumas coisas estão mudando em meio à tantas outras que estão acontecendo.

Tem momentos que temos que dar umas guinadas em nossas vidas. Tem objetivos que precisamos ter e rumos que precisamos tomar. Caminhos que precisam ser trilhados, traçados.

A bem da verdade, quantas pessoas esperam que Ed Soares passe apenas as "mensagens ruins", principalmente no meio político!? Muitas... e todos os dias esperam que eu post o que elas ou eles querem, quando poderiam fazerem por si mesmos o que seria suas obrigações.

Um blog, como este, serve para opinar sobre esta ou aquela coisa. E muitas vezes por opinar fiz com que algumas coisas fossem alteradas, e até quase morri por defender à meu modo, minha terra e minha gente.

Tem pessoas que querem um mártir por elas, mas não querem lutar por seus direitos. E é aí que está a grande raiz do problema.

Claro que não é apenas em Barreiros. Outras cidades em diversas partes do mundo as pessoas, ou uma grande maioria, desejam preguiçosamente, que outros façam por elas o que elas deveriam fazer. Se as coisas derem certas os preguiçosos agradecem de seus sofás pela boa ação acontecida. Mas se derem erradas eles passam à criticar quem tentou agir por eles. "Assim caminha a humanidade" (Lulu Santos).

Nesta ultima campanha eleitoral municipal de 2016 pude vê o quanto a maioria dos cidadãos barreirenses são amantes da corrupção e gostam de repetir os erros. 18.625 barreirenses escolheram, pelo voto a corrupção e o repeteco, e disseram com todas as letras que não querem ver o fim da corrupção e das oligarquias em nossa cidade. Cerca de oito mil deles queriam continuar com a política do massacre e do coronelismo. Mais de dez mil deles, no entanto, escolheram com todas as letras as malhas da corrupção. Isso mostra o quanto estamos distantes, ainda, de uma melhoria coletiva. Apenas 4.724 pessoas pensaram diferente dos demais e de alguma forma queriam uma mudança para nossa cidade.

E daí a gente percebe o quanto é difícil fazer a coisa certa por quem faz todos os dias a coisa errada. Apostar no invisível é fazer nada!

No entanto, com esta página online não deixarei de postar minhas opiniões, e ter a mesma visão, ainda que melhorada. Mesmo que em alguns momentos isso me custe alguns maus bocados. Pouco me importo com o que outros pensam ou deixem de pensar sobre mim. Já vi e ouvi muita coisa ao longo dos anos que me faz ser quem sou, como sou!

Porém não farei, daqui para a frente, o papel de cobrar por outros, quando estes mesmos não querem fazer o melhor por si. Tem certas coisas que cansam.

Uma coisa é ter minha opinião formada sobre tudo. Ou como cantava  Raul Seixas, "eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo". Só os tolos acreditam que tudo tem uma única visão. Nem todo mundo tem o mesmo pensamento ainda que esteja no mesmo contexto. Assim, como os dedos de nossas mãos e pés são diferentes, todos somos diferentes e estamos em diversos graus evolutivos. Estamos num mundo de expiações e provas destinados à evolução contínua.

Há diversos assuntos à serem tratados. Política, Religião, Sociedade, Ação Social, etc. etc, etc... Com certeza poderei opinar em minha página, em meu blog, sobre os assuntos que acredito ter relevância. Mas deixarei de cobrar por aqueles que nada fazem por si e repetem os mesmos erros, conscientemente,  abraçando-se à corruptos por serem igualmente corruptos, alastrando ainda mais o nível da corrupção.

Tenho aprendido, com o passar dos anos à ter uma nova visão sobre tudo e estou confortável assim. Não critico aquele ou aquela que tomam outros caminhos que não preciso tomar. Como falei acima: "tenho outros objetivos."

O ano de 2017 está aí. Diversos municípios estarão recebendo seus novos gestores eleitos. Alguns continuarão com os mesmos, por terem reelegido-os, outros estão "renovando" seus antigos políticos, como é o caso de Barreiros.

É lamentável em que pleno século XXI, com o avanço da tecnologia e a informação na palma das mãos muita gente ainda se permita entrar na lama da corrupção, e depois vão, hipocritamente dizer que "são contra", quando, na verdade, não são.