Thomaz Buarque, filho de João Baleia, foi denunciado por não ter se descompatibilizado da Secretaria de Turismo em São José e poderá não ser mais candidato à vice-prefeito do PDT em Barreiros


No inicio da tarde deste dia 22/09 a coligação UNIDOS POR UMA MUDANÇA DE VERDADE, apresentou à 42ª Zona Eleitoral, em Barreiros, documento, devidamente registrado, informando que o filho de João Baleia, Thomaz Dantas Buarque Pinheiro, não descompatibilizou-se na Prefeitura Municipal de São José da Coroa Grande do cargo de Secretário de Turismo na cidade vizinha. Ou seja, ele ainda é funcionário público em uma cidade e pela lei o mesmo deveria ter entregue, ou melhor, saído desta função 90 dias antes, para candidatar-se ao cargo de Prefeito, Vice, ou Vereador. Coisa que ele não fez!


Em função desta informação, conforme documento acima mostrado, a candidatura de Elimário/Thomaz está suspensa, até que tudo seja devidamente solucionado.

O filho de João Baleia, Thomaz, que foi colocado na ultima hora para tapar buraco, com a saída de João Marcolino (que "renunciou" para não receber por parte da justiça impugnação eleitoral), ganhando enquanto Secretário de Turismo, em caso inclusive que ainda rola na justiça em que a mãe, Elianai Gomes, foi sentenciada no último mês de agosto por crime de nepotismo, em São José da Coroa Grande, terá que até amanhã, dia 23, apresentar documento comprobatório à Justiça Eleitoral informando se de fato ele saiu do cargo há mais de três meses ou se ainda está no mesmo.

No mês de junho, eu publiquei uma postagem em que constava a ação de Thomaz, em que o mesmo, à frente da Secretaria de Turismo, agia contra comerciantes no Mercado Público de São José da Coroa Grande. Ou seja, ele ainda estava à frente do cargo em questão.

No mês passado, dia 26 de agosto, Elianai Gomes foi sentenciada por ação de nepotismo, conforme pode-se ver conferindo neste link aqui, e na semana seguinte teria que destituir todos os secretários da função, inclusive Thomaz Buarque. Ou seja, em menos de um mês, o Totó, como é conhecido, ainda estava exercendo a função de Secretário em São José.

Até ontem, a informação no portal oficial da Prefeitura de São José da Coroa Grande é que Thomaz, ou Totó, como é conhecido (agora o estão querendo chamar de Baleia em alusão à João) ainda constava como um dos secretários da gestão de Elinai Buarque.

Até o dia 23 de Setembro, Thomaz terá que apresentar documento oficial, de descompatibilizado do cargo de Secretário de Turismo ou terá sua candidatura à vice indeferida. Até lá, existe uma suspensão de seu registro.