Ossesio destaca primeira medalha de ouro do Brasil na Rio 2016‏

Deputado Ossesio Silva (PRB)
A cerimônia de abertura e a conquista da primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, iniciados na última sexta (5), no Rio de Janeiro, repercutiram na Reunião Plenária desta terça (9). O deputado Ossesio Silva (PRB) destacou a importância simbólica da primeira medalha de ouro do Brasil na competição, conquistada por Rafaela Silva no judô, nessa segunda (8).

“O ouro olímpico de Rafaela Silva é mais que uma medalha, é o simbolo da superação e da força da nossa juventude negra”, exaltou Ossesio ao falar da conquista da atleta de 24 anos na categoria peso-leve (até 57kg). “Ela agora é uma inspiração para nossos jovens cheios de sonhos que ainda são vítimas do preconceito, da exclusão social e da violência”, considerou.

O parlamentar lembrou que, ao competir nas Olimpíadas de 2012, em Londres, a judoca negra sofreu ataques racistas ao ser desclassificada do torneio por ter usado um golpe que não era permitido pelas regras do esporte. “Ela agora deu seu recado aos racistas, dizendo que ‘a macaca que tinha que estar na jaula agora é campeã’, em resposta a um dos inúmeros insultos que sofreu”, salientou Ossesio.

Alepe com informações da Ascom