Cemitério São Miguel de Barreiros reflete sinal de abandono, por parte da Prefeitura Municipal

Túmulos abandonados e praticamente cobertos de matos no Cemitério de Barreiros (Imagens A. Alves)
O Cemitério Municipal São Miguel, na cidade de Barreiros tem passado por sérios problemas há alguns anos, mas que, de alguma maneira, vem sendo maquiado pela atual gestão e seus devidos responsáveis.

No primeiro ano de governo da gestão de Carlos Arthur, conhecido popularmente como Carlinhos da Pedreira (PSB), foi feita, graças às intenções dos familiares do Prefeito e com o consentimento dele, uma enorme propaganda, quando a Prefeitura fez uma pintura nos muros de entrada do Cemitério, passando à informar ao povo leigo, que houve uma reforma naquele local.

Muitos infelizmente, deixaram-se levar e recebeu a proposta de pintura do portal na entrada do Cemitério, como reforma. Algo que, para quem não passar dos portais daquele local, nunca poderá avaliar a realidade nua e crua.

Estas imagens, me foram passadas por um cidadão que de vez em quando vai àquele local para cuidar do terreno de seus familiares. Segundo ele, diversos locais, ou covas, estão sendo tomadas por matos, deixando, praticamente, invisíveis os túmulos dos entes queridos, sepultados no Cemitério de Barreiros.

Sabemos, no entanto, que parte dos cuidados são pelo menos 50% de responsabilidade da Prefeitura, por ser um órgão municipal, portanto, a administração pública tem responsabilidade direta sim, e a outra parte é ou pelo menos deveria ser, de interesse dos donos de covas e terrenos particulares.

Um outro problema sério, ainda, com relação ao Cemitério Municipal de Barreiros refere-se à vagas para sepultamento. Segundo informações, não existe mais espaço para sepultar aquele ou aquela, que por ventura vier à falecer.

Populares já tem reclamado e diz que este problema tem uma trava por parte da Prefeitura que parece não se importar em resolver a questão de espaço para sepultamento dos mortos.
O atual administrador do Cemitério, no entanto, diz que vaga para sepultar pode ter, sim, mas não admitirá que as vagas sejam ocupadas por corpos de pessoas que morem em outras cidades. 

- "É que, segundo ele, muitas pessoas que moram nas cidades vizinhas, como Tamandaré e São José da Coroa Grande, por exemplo, querem sepultar seus entes queridos aqui, morando em outros locais" disse Messias, administrador do Cemitério.

Seja como for, o que deve-se ter, de fato, é uma atenção especial para o Cemitério Municipal São Miguel de Barreiros, para que pelo menos, os entes queridos dos barreirenses, tenham um local apropriado, um pouco mais agradável ao olhos, ao contrário do que hoje, infelizmente, encontramos.
  
Túmulos abandonados e praticamente cobertos de matos no Cemitério de Barreiros
(Imagens A. Alves)