Falta de ônibus em inicio de ano letivo já começa prejudicar estudantes da rede municipal e estadual em Barreiros

Imagem meramente ilustrativa, captada no Google fotos.
Em todos os anos anteriores a falta de ônibus para estudantes da rede municipal e estadual em Barreiros foi uma das preocupações para alunos que moram dos bairros mas afastados da cidade ou da área rural que necessitam de veículos para localizarem-se nas devidas escolas.

Os anos de 2013, 2013, 2014, foram anos letivos pesados, tanto para estudantes que saem destes locais acima citados para o centro da cidade, nas escolas deste município, quanto para alunos que fazem faculdade em Palmares ou em Recife.

Em função dos diversos atrasos, o ano de 2015 foi um dos piores sob a gestão de Carlinhos da Pedreira (PSB), cuja administração foi diversas vezes contestada. Nos meses de Junho e julho, aconteceram alguns movimentos de estudantes da área rural e também dos que fazem faculdade em Recife. Seja por veículos em estado de péssima conservação que eram colocados para transportar o pessoal da educação, como também da saúde, como ainda, e principalmente, pelos constatantes atrasos nos pagamentos dos salários dos motoristas.

Nos meses de Setembro e Outubro do ano passado, estudantes revoltados, seja da rede municipal ou da estadual, com a falta constante de veículos para transporta-los, fizeram um dos maiores protestos já vistos na cidade. A revolta dos alunos foi tamanha ao ponto de os mesmos colocarem fogo nos lixos que se acumulavam nestes dias e fazerem uma das piores badernas jamais vistas na cidade. Barreiros parecia um campo de concentração de guerra, com a revolta deles.

Hipocritamente falando, depois que o ano letivo terminou, já no final do ano, mais precisamente no mês de Dezembro de 2015 o Prefeito apresentou uma frota de quatro veículos comprados à preços de ouro, praticamente, sendo os mesmos, carros semi-novos, ao invés de serem novos, e passou á desfilar nas principais ruas da cidade com um carro de som, o carro da guarda municipal e ele em seu carro. Em muitos lugares que passava o Prefeito era vaiado e citações calorosas eram citadas, com cidadãos á dizerem que "a palhaçada está demais, como é que ele apresenta os carros no final do ano, quando as aulas terminaram?".

Para espanto dos estudantes da rede municipal e estadual com o começo do ano letivo, os pais de alunos como foi o caso de Vãnia Silva, moradora do Bairro conhecido como Platô 6, que disse que com o começo das aulas, ela e o esposo, que estão desempregados, estão se virando para pagar mototaxistas para que sua filha seja levada à escola, já que a Prefeitura não está fazendo a parte dela, e até o exato momento falta ônibus.

- "Moro no Platô 6 (bairro afastado do centro da cidade) começaram as aulas... e não teve ônibus para levar os estudantes para a escola... tive que pagar R$ 5,00 de moto para levar minha filha na escola...e mais R$ 5,00 para trazer no final da tarde". Disse Vânia Silva, que está preocupada se vai continuar dessa forma, já que ela está desempregada e reclama da distância da casa dela para o colégio, que á pé, leva em certa de uma hora e meia á duas horas.

Para alunos da rede municipal á preocupação é ainda pior, já que algumas distâncias levam mais de três horas para virem à pé ás suas escolas.