Falta água nas torneiras da população barreirense, bairros afastados como o Platô 6, por exemplo, são os mais prejudicados.

Reservatório de Água vazio (Imagens enviadas por Vania Silva, moradora do Platô 6)
A Companhia Pernambucana de Saneamento, COMPESA, nestes ultimos tempos, ao que parece, tem deixado de cumprir sua função para com os cidadãos barreirenses, por diversas causas, ainda não justificadas.

Na cidade de São José da Coroa Grande, cidade vizinha à Barreiros, os problemas são igualmente compartilhados. Lá até manifestações de cidadãos e cidadãs aconteceram, pelo mesmo problema, e pouca coisa, ou quase nada, foi resolvido.

Baldes vazios em casa de Dona Vania Silva
Por falta de fiscalização, seja dos vereadores locais ou pela simples falta de interesse em cobrar, por parte da Prefeitura, a COMPESA, que é um órgão de responsabilidade estadual, uma empresa estatal, tem repetido os mesmos erros de falta de água, sem nenhuma punição, tão pouco, solução.

Imagens cedidas por Vania Silva
Bairros como Massa Falida, Baeté, Venâncio, Fazenda São Francisco, Tibiri, Barreiros Novo, e arredores são os que mais sofrem com a falta de água. Existem locais que chega água nas torneiras uma vez à cada sete dias.

Uma outra dificuldade ainda é quanto aos carros pipas, que captam água em alguns reservatórios mas não consegue atender à todos os bairros. Ou locais que tem chave de água próximo, que por alguma razão, os responsáveis por abrir e fechar nos dias e horários combinados, não o fazem. Moradores dos setores afastados do centro da cidade tendem à virar-se nos trinta para sobreviver com falta de água constante.

A moradora Vania Lima, moradora do Platô 6, bairro recém constuído e entregue à população pelo governo estadual, em virtude das enchentes de 2010, diz que tem em sua casa reservatórios de água de 3 mil litros, uma outra reserva de 500 litros, baldes e panelas para captação, no entanto, esta semana não tem uma gota de água para fazer as principais obrigações do lar.

Reservatório de água de 3 mil litros, vazio,
informa Dona Vânia Silva
- "Estou aqui com a mão na cabeça para não perder o juízo... tenho na minha casa uma cisterna de 3000 litros, 2 caixas de 500 litros e mais um monte de balde e não tenho um pingo d'água" diz Dona Vânia que completa a informação dizendo que "O atual responsável pelo controle de água é um senhor de nome Arlindo, e ao que parece o mesmo não está sabendo controlar o sistema de distribuição das redes de água. Fui conferir no platô 7  e tem água, já aqui no começo do Platô 6 desde da semana de carnaval q não temos um pingo d'água. Tanto na minha casa como nas de meus vizinhos"

Em outros bairros, como o Massa Falida, por exemplo, tem moradores reclamando de falta de água constantes, bem como no bairro próximo à este, conhecido como Barreiros Novo.

Pelo que podemos perceber, as desculpas são muitas por parte da COMPESA, sem nenhuma solução de água, para os usuários, que, todos os meses, tenham água ou falte água, tem que pagar pelo consumo ou correm o risco de ficarem sem o fornecimento total por inadimplência. Em outras palavras, os cidadãos são obrigados à pagar, mas não quer dizer que tenham direito à água potável, como deveria ser.