Secretário de Saúde de São José da Coroa Grande diz que "não há porque se caracterizar descaso com a saúde pela quebra da Unidade de Suporte Básico Municipal"

Elidio MouraSecretário de saúde de São José da Coroa Grande - PE
Posicionamento do secretario de saúde de São José a respeito da matéria postada por Ed Soares: Companheiros, no tocante ao colocado pelo Blog do Ed... (confira aqui)

A ambulância do SAMU 192 (São José da Coroa Grande), veículo que transita em regime 24 horas/dia, (ininterrupto), está com problemas técnicos.

A Secretaria de Saúde, ciente da problemática, (que acontece com bastante frequência não somente nos nossos limites municipais), e sempre preocupada com sua responsabilidade sanitária, já informou a Central de Regulação de Recife (macro-regional que cobre nossa cidade) a respeito da situação.

O SAMU 192 é um programa intermunicipal totalmente integrado, aonde não existe fronteiras de ações para qualquer ambulância no país... Todas são reguladas por uma central e só devem sair sob seu comando.

Na ausência do veículo sob gestão municipal, em caso de necessidade, será deslocada outra unidade imediatamente de localidade mais conveniente.

Portanto, não há porque se caracterizar descaso com a saúde pela quebra da Unidade de Suporte Básico Municipal. Saliento que TODOS os munícipes continuam cobertos 24 horas pelo programa.

Na razão de não se caracterizar ociosidade dos colaboradores do SAMU 192 (São José a Coroa Grande), os mesmos, até o retorno do veículo, estarão complementando o Serviço de Pronto Atendimento municipal, localizado na Unidade Mista Osmario Omena de Oliveira.

Elidio Moura - Secretário de saúde
São José da Coroa Grande - PE