Desabafo de um blogueiro que já foi processado e ameaçado diversas vezes, sofreu tentativa de assassinato, e que vê blogueiros sendo processados, ameaçados e mortos no estado de Pernambuco.


Fazendo uma rápida viagem pelas redes sociais vamos encontrar dois pontos fortes em se falando de informação, não apenas em Pernambuco, como ainda em todos os outros lugares onde a internet esteja presente. Uma delas são as mídias tradicionais como os Jornais, as Revistas, os Tablóides, as Tv's e as Rádios que são canais pagos que publicam o que os seus patrões, principalmente no mercado político, permitem que sejam divulgado. Estas repassam as informações prontas para serem largamente disseminadas, em que tentam impor o que querem para uma classe que pouco ou nada resolve por pensar diferente, aceitando quase tudo às cegas.

No outro lado da ponta da informação encontramos a mídia alternativa. Blogueiros que, por alguma razão, em algum momento, resolveram falar aberta e destemidamente o que a imprensa oficial não mostra, por ser comprada. Assim sendo, o ato de blogar que era inicialmente visto como um diário eletrônico, passou à servir como principal ferramenta de protesto com o uso das redes sociais, em todos os lugares do mundo. Junto à disseminação dos diversos blogs, encontramos também, a liberdade de expressão, que é à bem da verdade, um inicio de várias revoluções.

O fato de não aceitar que alguma coisa esteja errada leva um João, um José, uma Maria, uma Antônia à abrir e gerenciar uma página na internet e com um celular nas mãos e tecnologia favorável, nos tempos de hoje, pessoas comuns passam à ser vistas como um intermediário entre dois pólos.

Com uma ideia voltada para comunidades e povos sofridos, quem tem acesso à internet, permite-se encaminhar, via suas páginas, denuncias de pessoas anônimas que sentem-se ameaçadas, seja por políticos ou policiais corruptos, ou ainda por agentes do crime que na maioria das vezes estão longe de qualquer suspeita.

O que no inicio era uma página de desabafo social, nos tempos de hoje, os blogs são usados como ferramentas de informação de total importância para cidades de interior, estados, etc, cuja ação governamental está bem aquém do que é mostrado por uma mídia que divulga à medida do que lhes pagam. Os blogs fazem o serviço correto, simples e direto.

Como em tudo existem dois pesos e duas medidas, vamos encontrar, infelizmente, muitos que estão aproveitando-se das mídias alternativas para promoverem facínoras e corruptos que lhes pagam qualquer valor. Estes são as pragas daninhas no movimento dos blogueiros, que sequer merecem ser citados como participantes deste exército. E se os reis da corrupção lhes abonar com qualquer quantia, como vejo acontecer frequentemente em minha região, por exemplo, muitos se aproveitam e agem de maneira covarde, traindo aqueles que mais necessitam de suas páginas para disseminação de informações. O povo fica à mercê, já que novos estes aproveitadores estão aproveitando-se para ganhar dinheiro de políticos corruptos, á custa da mídia alternativa. Ambição aliada à covardia!

Mas o que está mais patenteado, principalmente em cidades pequenas, são as ações contra blogueiros destemidos que por mostrarem verdades e cobrarem ações dos poderes públicos constituídos sofrem tentativas de homicídios, ameaças ou quando não, são encontrados mortos por terem feito uma única ação: serem cidadãos!

Pernambuco está vendo de maneira vergonhosa a ação de bandidos vestidos de políticos, que ainda tem a ousadia de dizerem ser defensores do povo, mandando matar ou amedrontar quem fala à favor da população.

Quando não conseguem matar, e nem amedrontar, tentam agir mediante processos, alguns até vergonhosos contra blogueiros pensantes, como já vimos acontecer aqui em Barreiros, comigo, ou em Recife com a Noelia Brito, o Michael Zaidan, e tantos outros... que por terem espirito livre e serem independentes são (somos) perseguidos por quem acha que pode comprar tudo e todos.

Em contrapartida, vamos também encontrar uma policia fraca que age à favor de corruptos por serem também corruptos, não todos, claro, e que não agem com presteza para prender criminosos, já que estes são em muitos casos, vistos como "homens de bem" por terem bens. Como se dinheiro fosse razão para caráter.

Na semana passada, mais uma morte de um blogueiro no estado de Pernambuco abalou os sentimentos da população. Desta vez na cidade de Lagoa do Itaenga, Israel Silva, radialista e também blogueiro, morreu por estar fazendo o que todas as mídias deveriam fazer. Ele era comunicador, e como cobrava, agindo de maneira cidadã era visto com maus olhos por políticos daquela região, assim como eu sou visto em Barreiros, a Noelia e o Zaidam em Recife, ou como o Blogueiro de Escada que foi encontrado morto por comunicar verdades locais e cobrar das autoridades constituídas.

Tudo isso e muito mais acontecendo e a midia, dita oficial, em pleno silêncio, virando às costas para vidas que estão à todo instante na mira do crime por ações criminosas e corruptas.

No entanto, amigos, em diversos casos, como estes citados acima, o que encontramos em comum? Simples, todos os casos de morte ou atentado de morte de blogueiros e comunicadores em nosso estado estão, até o dia de hoje, sem uma resposta das autoridades constituídas. Os delegados das cidades onde os crimes aconteceram estão calados de mais e nenhuma resposta dá para a população. Nem que seja para dizer que estão trabalhando.

Em algumas delegacias, para justificar sua não ação e nem investigarem tais crimes, tem quem desvie o fato para o governo do estado, já que este também não cumpre com sua parte para com a classe. E assim, num eterno jogo de empurra-empurra, vamos encontrar ações covardes contra cidadãos, uma policia que não funciona, que de alguma forma tem-se mostrado conivente, e governos municipais e estaduais cada dia à mais cientes da impunidade, em detrimento de vozes que estão sendo apagadas ou caladas, absurdamente mediante ações corruptas.

Enquanto alguns blogueiros estão permitindo-se vender, como meros produtos, como aqui na região que moro, lamentável e covardemente, por medo ou conivência, encontramos no outro lado da moeda valorosos e valorosas vozes, publicando destemidamente as verdades que os corruptos não querem que publiquemos.

Só resta saber, até quando pessoas como eu, a Noelia Brito, o Michael Zaidam, e outros, ainda estaremos vivos para contar nossas histórias e fazer com que a cidadania aconteça, usando como escudo nossa unica ferramenta, que são nossas páginas e blogs, nas redes sociais que participamos!

Não somos covardes, somos blogueiros, e como guerreiros, continuamos de pé, custe o que custar!