DESCASO NA SAÚDE BARREIRENSE, E MAIS UMA VIDA PERDIDA POR SUSPEITA DE NEGLIGÊNCIA

Segundo informações, na tarde de ontem dia 23 de Agosto, uma paciente deu entrada no Hospital Regional de Barreiros Jailton Messias, sentindo dores fortes nas pernas e abdômen, sendo medicada e passando por observações por conta de sua pressão arterial. Ainda, segundo informado, a paciente de Nome Vera Lucia, foi liberada à noite, ainda sentindo fortes dores e mau estar, vindo à falecer em sua residiência durante a madrugada.

Vera Lucia vivia de bem com a vida, em todos os momentos. Amigável com todos e de sorriso feliz em todos os lugares. Foi atendida, mas liberada, vindo à falecer em casa, segundo informações.

Um funcionário da Prefeitura muito amigo da pessoa em questão, revolveu desabafar em redes sociais, sobre o caso, chegando inclusive à apontar descaso para com a paciente. Na nota ele e algumas pessoas em comentários posteriores, apontam que supostamente pode ter havido negligência por terem liberado-a ainda com fortes dores e mau estar. Não se sabe por qual motivo, mas o internauta, mais no inicio desta tarde, após polêmica criada em torno de seu post, um pouco antes dessa matéria ele deletou sua postagem em sua página no facebook, local que estava sendo bastante comentado, até mesmo por familiares do atual Prefeito, que apoiou a revolta do internauta, posicionando-se contra o infeliz acontecimento.

Conforme sabemos o Hospital Regional de Barreiros Jailton Messias, desde que foi entregue pelo governo do estado de Pernambuco, Eduardo Campos, à época, para as mãos de Carlinhos da Pedreira, atual Prefeito deste município, vem passando por apertos e mais apertos, por diversos fatores. Falta de administração à altura de uma instituição como esta. A pouco mais de um ano atrás, uma paciente grávida deu entrada no mesmo Hospital, e mesmo passando mau, foi liberada, vindo à falecer em casa, deixando a cidade de Barreiros chocada com a situação. Hoje, infelizmente parece que a história se repete.

O Hospital Regional de Barreiros tem passado por diversos cortes, sendo hoje considerado praticamente um PSF, apesar de sua estrutura, ao invés de hospital. Na maioria dos atendimentos, por falta de recursos locais, os pacientes são encaminhados para hospitais em Palmares ou Recife. Lamentavelmente a cidade de Barreiros, tendo recebido um Hospital de grande porte à pouco mais de dois anos e oito meses não tem capacidade para atender conforme o esperado.

Mas, se por um lado vemos casos como estes, de chocar a população, por outro, encontramos profissionais na área da Saúde mau pagos e sem recursos para executar seus trabalhos, sendo inclusive ameaçados de demissões constantemente ou transferidos de seus locais de trabalho, quando resolvem informar à população ou pensam em reclamar de suas situações. Não podemos apressadamente dizer se neste caso de hoje (mais um), houve negligência ou incapacidade de execução para os devidos atendimentos. O que sabemos é que infelizmente, mais uma vida foi tragada ante o descaso que encontramos a saúde pública na cidade de Barreiros.

Quando à postagem que foi retirada do ar pelo internauta, acreditamos que o mesmo por ser funcionário da Prefeitura, sua fala online pode ter implicado numa possível cobrança por parte dos que fazem a atual administração, forçando-o à retirada, pela polêmica causada em torno deste assunto. Além do mais, em algumas falas dele, o mesmo usou de algumas palavras que se não forem provadas, poderiam entrar com uma ação contra ele, apesar de o mesmo já ter sido defensor desta gestão.

Pela manhã de hoje eu disse que não falaria nada com relação à este assunto em meu perfil no Facebook, mas como vimos que o internauta barreirense retirou sua postagem do ar, resolvi trazer algo para que mais pessoas saibam o que está acontecendo e quem sabe, entendam a situação. Reproduzo abaixo o que comentei sobre o caso que se deu com Vera Lucia.