Demissões de funcionários contratados da GRE Litoral Sul Barreiros

Com o fechamento da Gre Litoral Sul de Barreiros, diversos funcionários, principalmente os contratados serão sumariamente demitidos. O que por sinal, conforme disse na semana passada o Deputado Federal por Pernambuco, Daniel Coelho (PSDB-PE) "Num momento de tanta crise e desemprego Barreiros não pode perder a GRE". denotando-se assim, um quadro desesperador de mais pessoas desempregadas na região.

A ultima ordem vinda por parte do Secretario de Educação de Pernambuco, Frederico da Costa Amancio, seria a demissão em massa dos servidores contratados pelo estado.

O sistema acontecerá da seguinte forma; aqueles professores e professoras que são do quadro, deverão voltar às salas de aulas, sendo recolocados nas escolas da rede estadual. Como as escolas estarão cheias, logo, o governo mandará embora os contratos temporários.

Infelizmente, pouco ou nada se fará por parte da sociedade nem dos profissionais da educação, graças em parte ao desagrado que o atual gestor da Gre Litoral Sul, manifestou nesse período que esteve à frente daquela gerência, causando insatisfação para com diversos profissionais.

A sociedade civil organizada, apelaria ainda, pela manutenção da GRE Litoral Sul, optando, se fosse o caso pela mudança de gestão desta. Coisa que nem assim o governo do estado e a secretaria de educação de Pernambuco, aceitariam tal proposta.

O Secretário tem se mostrado irredutível e tem como principal foco o fechamento desta unidade, não importando-se com as condições de quem, à partir de então, serão demitidos em massa.

Se a situação da educação na Mata Sul de Pernambuco estava ruim, o jeito agora é se preparar para dias ainda piores, graças à ação ou falta dela, por parte do Governo do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que com mãos de ferro tem mostrado-se totalmente contrário à situação educacional.


Recentemente, com a greve dos Professores e Professoras, o governo, no uso de suas atribuições, além de não conceder o aumento de apenas 13,01% aos educadores da rede estadual, disponibilizou apenas 6% em três parcelas, cortou pontos dos profissionais da educação tanto dos que entraram em greve quanto daqueles que não aderiram à mesma e ainda aplicou multa ao SINTEPE. Situação semelhante agora com o SINPOL (Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco) que foi aplicada uma multa de R$ 90 mil reais àquela categoria, que ainda se mantém em greve, até então (leia aqui).

Das seis cidades antes gerenciadas pela GRE Litoral Sul, os servidores contratados já sabem que as demissões acontecerão de qualquer jeito, deixando um quadro de total abandono, ante mais esta possibilidade de desemprego em Barreiros e região.