Secretária de Educação de Barreiros apresenta números que ao que parece, não condiz com a verdade das Escolas Municipais.

"Parem o mundo que eu quero descer" essa foi minha frase, quando vi um compartilhamento feito da fan page da Prefeitura, em minha linha do tempo, por uma professora, amiga nossa. "A educação em Barreiros, segundo Rosemere Medeiros, está um verdadeiro paraíso. Estamos praticamente numa cidade de primeiro mundo", completei admirado, ante as palavras citadas no portal da Prefeitura, contrastando coma realidade das escolas na cidade.

Nesta ultima terça feira, dia 05 de maio, a atual Secretária de Educação esteve em apresentação de quase quatro horas na Câmara de Vereadores Casa de Nilo Morais, em que por sinal, ela levou um grupo de professores praticamente obrigados à estarem no local e o grupo de Quadrilha Xamego de Meninas, para aplaudirem tudo o que ela, Rosemere, citasse, naquela casa. Já vimos isso acontecer quando o Vereador Henrique Costa fez o mesmo ato, tendo à frente o senhor Ernades, que é funcionário contratado da Prefeitura e Responsável pelo grupo em questão, e por sinal precisa de certos atos públicos para garantir que o espetáculo da quadrilha aconteça, já que faltam recursos próprios para o andamento de seu projeto. O que por sí, já mostra o quanto a Secretária está precisando de holofotes. Normal para alguém que está perdida desde que se tornou "Secretária de Educação do Município de Barreiros".

Para Rosemere Medeiros, a Educação em Barreiros está à mil maravilhas, com índices de crescimentos nunca antes visto na cidade, praticamente um paraíso. Mas, será que a fala dela na câmara de vereadores, condiz com a verdade?
Esta postagem de hoje, no entanto, é apenas uma primeira de algumas que pretendo trazer aqui, mostrando o outro lado do que a Secretária com seus números fabulosos disse na semana passada.

A Secretária disse que a merenda escolar da cidade é uma das melhores da região e que a mesma cuida, diretamente e sem intermediários, deste que é um dos recursos para as crianças de nosso município. Disse ainda  que Barreiros conta com a inclusão da Inclusão Ambiental nas Escolas, e que, supostamente com recursos próprios a Prefeitura teria adquirido alguns ônibus novos que estão à disposição dos alunos. Só não contou como é que o Governo Federal teria "vendido" os ônibus do projeto "Caminho da Escola", que é cedido para cidades, sem valores, como foi o casos deste novos veículos apresentados por ela. Além de diversos números mirabolantes em diversos setores, que nós, barreirenses, desconhecemos totalmente.

Hoje, estarei apenas fazendo alguns pequenos apontamentos, prometendo aos amigos e amigas alguns assuntos neste quesito, em se falando de Educação e da forma que a mesma tem de fato, acontecido na cidade.

Ao contrário do que foi colocado, em que supostamente os vereadores a chamaram à Casa de Nilo Moraes, a realidade é que tudo já estava devidamente marcado, agendado para tal, para dar crédito à uma área considerada de abandono, tendo à frente a atual secretária.

Um dos grandes exemplos que posso falar aqui é quanto à limpeza de algumas escolas. Em diversas delas, em Barreiros e área rural, faltam materiais de limpeza e em algumas delas, como é o caso da Escola Euclides Celso e Maria José Vicente, já soubemos de casos em que professores pediram aos pais de alunos, para juntos fazerem cotas de poucos valores, claro, para a compra de material de limpeza, já que a Prefeitura não cumpre com a parte dela. Na escola José Canuto, por exemplo, contam os alunos que foi montada uma barraquinha de guloseimas, como confeito e pipocas, cuja renda é destinada à compra de materiais de limpeza para aquela instituição.

A secretária não falou, por exemplo, nem deu uma palavra sobre as escolas da zona rural que foram transformadas de duas em uma, obrigando assim que os pais de alunos desloquem-se com eles de um para outro engenho, quando eles tinham escolas em seus locais.

Assim como também, não explicou como é que se faz compras de carteiras e bancas ao MEC, se tais materiais são repassados segundo fundo educacional?

Recentemente o SINTEPE mostrou denuncia de algumas escolas no município de Barreiros, apontando que as mesmas necessitam de espaço para funcionar. Ou seja, na prática estamos vendo números apontados pela Secretária que parece não bater com a verdade nua e crua.

Leia aqui Escolas Muncipais de Barreiros necessitam de novos espaços para funcionar, matéria publicada no site do SINTEPE, que além da matéria em si ainda trás algumas imagens sobre o descaso da educação.


Também não falou, a senhora Secretária, dos professores e professoras, readaptadas que estão passando por maus bocados, graças à sua ação e de sua equipe contra os mesmos, além de cortes de pessoal, etc, consagrando seu mandado de total insatisfação por parte de servidores públicos, funcionários da educação que dizem até desconhecer a Rosemere de Antes, para a que se tornou esta, em tão pouco tempo à frente de um cargo provisório.

Vejamos estas e mais coisas, com informações de fato à partir da semana que vem, aqui neste blog, à partir desta segunda, dia 11 de Maio.