Falta insulina nos postos de saúde de Barreiros, e pais tem que entrar na justiça para conseguir um medicamento que é obrigatório por lei.

Que a saúde pública de Barreiros está em precariedade, praticamente falindo, isso, todos nós sabemos. Assim como sabemos que todas as vezes que o Prefeito Carlinhos da Pedreira sai à campo para mostrar, junto com sua Secretária de Saúde Marlene Couto que a Saúde local vai bem, o que sabemos é que a realidade é bem outra. Segundo o Prefeito e a Secretária, em postagens recentes na fan page da Prefeitura, o atual governo teria como "uma de suas prioridades a saúde dos barreirenses". No entanto, eis o que vemos na cidade de Barreiros retrata a fiel realidade do que está acontecendo com os barreirenses, de fato, e que é bem outra.

FALTA INSULINA NOS POSTOS E PAIS TEM QUE ENTRAR NA JUSTIÇA PARA CONSEGUIR UM MEDICAMENTO QUE É OBRIGATÓRIO POR LEI.


Nota publicada na Fan Page Eu Tenho Diabetes (clique aqui)

"Redação da SBD: A lei federal de n° 11.347 (assinada em 27 de setembro de 2006 pelo Presidente da República) está em vigor e determina que os pacientes com diabetes recebam, gratuitamente, do Sistema Único de Saúde - SUS, os medicamentos necessários para o tratamento, assim como os materiais exigidos para a sua aplicação e a monitoração da glicemia capilar. O texto da lei afirma que, para ter este direito, é preciso estar inscrito em algum programa de educação especial em diabetes".  (Leia na íntegra aqui)

Esta não é a primeira vez que cidadãos de nossa cidade vai para as redes sociais reclamar de falta de medicamentos, Recentemente o senhor Mizael Alexandrino (leia postagem completa aqui) colocou um poste em seu perfil no facebook, também reclamando da falta de medicamentos. Alguns inclusive sob determinação da justiça, que a Secretaria de Saúde de Barreiros, descumpriu e até os dias de hoje, ao que parece, não solucionou.

Conforme citamos acima, insulina é um dos medicamentos que não pode faltar nas prateleiras de nenhum posto médico, por ser um produto de primeira necessidade.

Estes, no entanto, não são os primeiros à reclamar da falta destes e de outros medicamentos nos postos de saúde, assim como também, outros que são de necessidade urgente que falta não apenas nos postos, como ainda no Hospital Regional de Barreiros Jailton Messias. O que leva-nos à pensar que, se está existindo falta de tais medicamentos é bem provável que os fornecedores não estão recebendo e quem sabe, estão cortando-os, à espera de pagamento. Mas isso é outra história que pretendemos apurar e trazer aqui, ainda.

Recorte feito da Fan Page Eu Tenho Diabetes (Clique aqui)
Resta-nos saber como ficará a situação desta criança, cujo pai está atualmente desempregado, conforme consta na postagem da fan page acima, e que sem condições, entra no desespero por ver sua filha sem o medicamento tão necessário à sua saúde.

Se uma criança que tem seus pais por perto, está passando por isso, imaginemos aqui meus amigos e minhas amigas, a situação de muitos idosos em nossa cidade que não tem condições de irem até os postos e nem sempre tem alguém por eles, e ainda assim, quando vão, não encontram tais medicamentos, voltando às suas casas sem saberem como será o dia de amanhã?

Senhor Prefeito Carlinhos da Pedreira e Senhora Secretária de Saúde Marlene Couto, parem de pousar para fotos na tentativa de mostrar uma saúde que não existe, e ajam mais, em nome de tudo o que vocês consideram sagrado. Estamos falando de vidas humanas que necessitam de um pouco de dignidade para viverem numa cidade que não quer saber se fulano ou sicrano vem ou não ser candidatos em 2016, se vai ter ou não reeleição. Precisamos de saúde agora, hoje!

Segundo informes, os pais desta criança estão entrando com uma ação no Ministério Publico contra a Secretaria à partir de Recife já que não temos mais Promotor Público em Barreiros. O que por si só, já é mais uma vergonha para a cidade, que está cada dia mais desprotegida.