Agressão contra o Moto Taxi pode ter sido por motivo fútil. Populares dizem que Guardas estavam armados.

Ainda não se sabem quais teriam sido as reais motivações que levaram a ROMU à agredir o Moto Taxi no Centro da cidade, na manhã de hoje.

O Guarda que teria entrado em atrito com o Moto Taxi foi, segundo apontaram, Rony, este que está de frente, segurando o colete, e que também aparece no video, postado nesta postagem.

Populares apontam apenas para um deles, possivelmente o mais agressor dentre os demais, conhecido como Rony. Esta, no entanto, não vem à ser a peimeira vez que ele, segundo populares, usa e abusa do poder, à frente da Guarda Municipal de Barreiros, passando-se, praticamente à posição de policial.

Neste vídeo abaixo, que está sendo espalhado nas redes sociais, populares ainda afirma que a Guarda Municipal estaria armada. Até onde nós sabemos, eles não poderiam usar nem da força, por se tratarem de guardas municipais, e tão pouco usarem armas letais.

Guardas municipais podem prender?
João Batista (de camisa azul, de frente) é o Segurança Particular do Prefeito e também, comandante da Guarda Muncipal, responsável pela ROMU Barreiros.
Guarda Municipal não é policia, e até onde se saiba, ainda não existe lei para isso. A GM somente pode prender em flagrante delito da mesma forma que qualquer cidadão pode. Neste caso, o cidadão que estava sendo preso naquele momento, se conhecesse um pouco de lei, poderia ter dado voz de prisão aos mesmos, ou à pessoa em questão. A questão é que a GM nada mais é que um segurança igual a todos os seguranças privados, sendo com diferencial que são seguranças das Prefeituras, uma vez que suas funções são preservação de praças, escolas e patrimônios públicos e prisões, somente em flagrate delito.

Porem um Guarda Municipal pode proferir a lei de desacato a funcionário publico (o que não foi o caso, conforme apontam populares) e ainda neste caso não existe desacato a autoridade, uma vez que estes não são autoridade Policial.

A problema da GM local está em se acharem no direito de Policia que neste caso é da competência do Estado. Em diversas cidades existem o baixo efetivo da Policia e Maior da GM e estes por sua vez devem ou deveriam estar "ajudando na ação de prevenção nas ruas, não agradindo como foi o caso que se deu, mais uma vez, na cidade de Barreiros"Porém isso não faz a GM ser Policia de forma nenhuma. Se eles querem ser Policiais devem prestar concurso para a Policia e neste caso em particular os atuais Guardas Municipais não fizeram sequer cursos para tal em nossa cidade, até os dias de hoje, conforme toda a cidade sabe.


Os cidadãos devem ficar atentos a estas diferenças entre Policia e Guardas Municipais. Na duvida em atos que você ache estranho por determinada ação de um Guarda Municipal, deve se chamar a Policia Militar ou Civil, pois estes sim tem a autoridade Policial para agir. Repetindo que a GM somente pode agir em extremo caso de flagrante, não tendo poder de prisão, nem podem andar armados.

Caso um cidadão seja hostilizado por um Guarda Municipal deve chamar a Policia, registrar um B.O. e apresentar este junto à Promotoria Pública para que seja aberto um processo de lesão corporal ou danos morais.