Volta ás aulas imprevisível em Barreiros, com transportes novos ou os mesmos dos últimos anos?

Como boa parte das contratações obedecem à acordos prévios, este será mais um ano possível de "cartas marcadas".
No ano passado, conforme sabemos, quase todos os meses as notícias de ônibus quebrados, ou a falta deles foi uma constante na gestão 2014 em Barreiros, sendo antecedida por 2013 que pode ser considerado um desastre, apesar dos pesares. Muitos ônibus que levavam alunos para os engenhos ou para as regiões vizinhas no trajeto escola/bairros, tornaram-se um problema vexatório por parte da Prefeitura. Fruto, certamente, de contratações, ainda que licitada, feitas nas "coxas", visando antes de mais nada, interesses que nada tinha à ver com o povo, e sim, com as parcerias.

Por conta de contrato com empresas e pessoas visando beneficio mútuo da Prefeitura com estas, sem contar uma antecipada fiscalização dos veículos, muitos problemas ocorreram. Um dos exemplos infelizes disto deu-se com os estudantes que fazem faculdade em Recife, que necessitando de veículos diariamente para irem e voltarem, tiveram alguns transtornos, chegando o caso à parar na Radio Litoral FM, passando por este blog, e ainda à Câmara Municipal, com alguns vereadores revoltados contra a Prefeitura pelo tratamento dado aos estudantes locais que fazem cursos e estudos fora, já que alguns deles tiveram que ser medicados por terem engolido fumaça do escapamento de um dos ônibus, cuja estrutura interna não devia sequer estar rodando.

Por outro lado é bom frisar que muitos destes ônibus tinham uma outra dificuldade. Por falta de pagamento por parte da Prefeitura para com os responsáveis destes veículos, muitos motoristas sem dinheiro em seus bolsos, não tinham como fazer a manutenção de seus veículos, e com isso víamos ônibus quebrando em plena via pública, como aconteceu algumas vezes em frente à Escola Municipal José Canuto. Não podemos desta forma colocar a culpa nos motoristas, já que estes estão ou estavam á serviço e precisavam igualmente alimentar suas famílias, e infelizmente recebiam com atrasos quase todos os meses. 

Este ano mais uma licitação foi levada ao ar conforme publicação no Diário Oficial e que diz que no dia 24 de fevereiro os envelopes serão abertos para apreciação de qual ou quais empresas prestarão serviços à Prefeitura  de Barreiros durante todo o ano de 2015.


Como os envelopes serão abertos à partir do dia 24, nada por enquanto sabe-se das empresas, ou da empresa à ser contratada. Será que continuarão as mesmas empresas dos anos de 2013 e 2014, com os mesmo carros quebrados, com todos aqueles anteriores problemas? Será que alguém, já pensando na boa grana que entrará facilmente em seus bolsos, antecipou-se e comprou veículos novos, visando a tal licitação? Ate então pouco ou nada se sabe!

Para os estudantes e pais de alunos, bem como professores, o que se sabe é que a Secretaria de Educação ainda não tem uma data definida para o inicio do ano lenitivo na rede municipal já que estão dependendo deste, que é um dos fatores, para anunciar quando começarão as aulas. Talvez na primeira semana após as festas carnavalescas, ou inicio do mês de março.

Já os estudantes que fazem faculdade, conforme tratado acima, terão que se virar até o dia 24 ou à partir desta data, e não 23 conforme tinham anunciado, pagando de seus bolsos uma condução se quiserem dar sequencia à seus estudos no inicio do ano.

E estes ônibus serão novos, remanejados ou sucateados como os dos últimos anos? Essa é uma resposta que só mesmo a Prefeitura com seus contratos amarrados pode nos responder. E para isso, temos que esperar para ver acontecer.