Depois das festas carnavalescas, a teatralização em cima da situação escabrosa.

"Tudo pode acontecer, inclusive, nada..."
Todos nós sabemos dos últimos acontecimentos envolvendo o Vereador Henrique Costa, conhecido como Henrique Produções, numa atuação nada louvável por parte dele quando incitou o povo àquela baderna quando do fechamento das festas carnavalescas causando cenas de guerra no centro da cidade. A notícia correu todas as redes sociais, conforme sabemos, e este blogueiro, sempre atento aos informes do meio político local, alguns momentos depois do acontecido, trás as primeiras notas online sobre o triste episódio. A Radio Litoral FM em sua Fan Page oficial também colocou nota de lamento ao ocorrido, não isentando assim a responsabilidade da Prefeitura Municipal e a Secretaria de Turismo, atualmente sendo secretariada por Guto, em substituição à Michelle Belo que foi destituída do cargo, conforme todos já o sabemos para atender à interesses do grupo do senhor Prefeito.

Conforme coloquei antes, buscam-se sempre um bode expiatório para tudo, procurando-se isentar de algumas responsabilidades que lhes compete. E neste caso, por mais que eu tenha meus perrengues particulares por conta do mesmo Vereador Henrique, é bom que tenhamos sempre um olhar neutro em tudo para não cairmos em contradição.

O episodio do Vereador foi destaque e está sendo, negativamente para ele. Isso não temos como negar. Blogs, sites oficiais, rádios locais e até de fora, como a Quilombo de Palmares, e ainda mais recentemente o programa Ronda, da TV Jornal de hoje, trataram do assunto à altura do acontecido.

Na manhã de hoje, o mesmo Vereador, seguindo orientação de alguns, com o fim de não ficar muito "feio na fita" vai à Radio Litoral FM fazer um "pedido de desculpas com o fim de mobilizar o emocional dos ouvintes à um "momento de "embriagues e exaltação", já que o mesmo estava sentindo-se adorado pelos que gritavam seu nome, conforme alguns videos postados nas principais redes sociais de nossa cidade. O vereador foi preso mas liberado sob o pagamento de R$ 5.500,00, o que dá praticamente o valor de um salário que ele ganha às nossas custas como legislador em nossa cidade. Ele ainda evoca o nome de Deus e diz que errar é humano, mas permanecer no erro não é interessante e buscara de alguma forma melhorar-se. O Vereador só não falou como ficarão os prejuízos dos barraqueiros e cidadãos diante do tumulto causado por ele. Mas isso é lá com ele, a consciência dele e aqueles que resolverem requerer as contas, que é um direito que lhes cabe, ou não. Alguns certamente deixarão passar e aceitarão os prejuízo calados, talvez até com medo.

A partir da tarde de hoje, no entanto, os barreirenses se depararam com uma atitude no minimo vista como covardia. A Prefeitura de Barreiros coloca uma nota e a faz propagar nas principais ruas da cidade a total isenção dos atos que se deram na terça feira, colocando toda a culpa no vereador, que de fato tem culpa, e praticamente crucificando-o pelo ato.

Não quero dizer que os dois lados estão certos ou que estejam errados, mas surge uma pergunta aqui: e aquele carinho todo entre o prefeito e o vereador, acabou assim, rapidamente de uma hora para outra?

No ano passado o Primo do Prefeito deu uns safanões numa das funcionárias da Prefeitura, chegando o caso à parar inclusive no Fórum, já que a tal profissional prestou queixa do ocorrido, tudo por quê o nome dele não tinha sido simples e tão somente anunciado nos trios, e como ele estava de fora, revoltado, agiu erradamente. Estranhamente falando a Prefeitura não colocou nenhuma nota oficial lamentando o assunto. Mas colocou esta abaixo.

Tal nota acima está rodando as ruas da cidade nos principais carros de som à serviço da Prefeitura.
Todos nós, barreirenses, sabemos da alto estima entre Carlinhos da Pedreira e Henrique Costa. Este último por sua vez o defendeu diversas vezes na câmara de vereadores, por interesses claros, mesmo quando o status do Prefeito não estava nada louvável, como é o caso dos ônibus para os estudantes, que certamente alguns lembram e a situação do Hospital que quase fecha à vista de todos. Quando boa parte dos vereadores falavam contra, o vereador da baderna defendia com unhas e dentes o atual prefeito. Cometendo inclusive alguns erros apaixonados, pela honra do seu gestor municipal. Ate no blogueiro, covardemente ele bateu, ano passado, (não sei se vocês lembram, mas eu não esqueço) entrando numa situação que não lhe cabia, e ainda mentiu na delegacia, dizendo que quem lhe tinha batido era eu.

No primeiro momento os dois, certamente por assuntos não resolvidos, teatralizam uma guerra entre eles, à partir de agora. Tanto Carlinhos quanto Henrique estarão em busca de um outro mandato e buscarão brilhos necessários para tal. Diante de tudo isso, sem querer colocar ninguém como santo ou pecador, apenas olhando o que nos cerca, repito a letra de uma música dos Engenheiros do Hawaii.

Os dois são inteligentes de mais para tomarem certas atitudes públicas, certamente bem pensadas, buscando glórias à custa de certas polêmicas. O conhecido jogo de cartas marcadas. Se o leitor e cidadão está achando tudo isso "fantástico" demais, esperem ate verem as cenas dos próximos capítulos desta novela carinhosa de um novo tempo e uma nova história, em que o culpado, nem sempre é o que aparece na frente.

Atitude no mínimo repensada para desvio de foco de uma realidade que não querem que perguntemos. Não agora!

Segue letra de uma canção que cai muito bem ao atual teatro de agora.

Engenheiros do Hawaii - Pra ser sincero


Pra ser sincero não espero de você
Mais do que educação
Beijo sem paixão, crime sem castigo
Aperto de mãos, apenas bons amigos
Pra ser sincero não espero que você minta
Não se sinta capaz de enganar
Quem não engana à si mesmo
Nós dois temos os mesmos defeitos
Sabemos tudo a nosso respeito
Somos suspeitos de um crime perfeito
Mas crimes perfeitos não deixam suspeitos
Pra ser sincero não espero de você mais do que educação, beijo sem paixão, crime sem castigo aperto de mãos, ainda bons amigos...
Pra ser sincero não espero que você me perdoe
Por ter perdido a calma
Por ter vendido a alma ao diabo
Um dia desses, num desses encontros casuais
Talvez a gente se encontre
Talvez a gente encontre explicação
Um dia desses num desses encontros casuais
Talvez eu diga minha amiga
Pra ser sincero, prazer em vê-la, até mais
Nós dois temos os mesmos defeitos
Sabemos tudo a nosso respeito
Somos suspeitos de um crime perfeito
Mas crimes perfeitos