Barreiros sobe para 3ª lugar entre as cidades mais perigosas de Pernambuco.

Para o barreirense as noticias não são nada agradáveis, principalmente no que tange à evolução e progresso de nossa cidade de maneira inversa. O governo municipal, Carlinhos da Pedreira (PSB), tem demonstrado ineficiência no quesito segurança. E os cidadãos e cidadãs ao invés de sentirem-se seguros estão com medo de sair às ruas, ante o aumento da violência, roubos e furtos, além de diversos homicidios, quase todos os dias numa cidade com pouco mais de 42.105 habitantes segundo dados do IBGE de 2014, (veja aqui).

O Jornalista Jorge Cavalcanti escreve em matéria para o Jornal do Comercio de Pernambuco em nota intitulada "Os dois extremos do Pacto Pela Vida" e na sua versão impressa traz nota, cujo recorte destacamos abaixo, conforme gráfico apontado por ele.
Barreiros aparece em terceiro lugar em número de homicídios, entre as dez cidades citadas pelo jornalista, fazendo menção ao ano de 2014, ficando atrás de Escada e Itamaracá.

A Reportagem faz menção ao Pacto Pela Vida, programa criado por Eduardo Campos quando governador, e diz que prestes à completar 8 anos, o mesmo tem diversas falhas, além dos números, conforme propunha na época o ex-governador, que chegou à ser laureado em 2009 pela ONU. Os números mostram uma crescente no estado em homicídios e o aumento acelerado e descontrolado da violência em diversas cidades. Apesar de tudo, o trabalho elaborado pelo jornalista mostra que em algumas cidades este índice de homicídios e violência tem caído, felizmente, como é o caso de Salgueiro, que segundo ele "na outra extremidade, Salgueiro... caminha para ser a única cidade pernambucana de médio ou grande porte com a taxa de homicídio dentro da faixa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera aceitável, de dez homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. No ano passado, foram sete vítimas na cidade, com quase 60 mil habitantes".

Já a cidade de Barreiros, em 2014, contou com 37 homicídios, superando todos os governos anteriores em apenas um ano. Em outras palavras, nunca na história de nossa cidade o cidadão barreirense se viu tão à mercê da criminalidade como nestes últimos tempos.

Para este ano não esperamos registros positivos, já que nos três primeiros meses de 2014, ou seja, Janeiro, Fevereiro e Março, foram registrados 8 homicídios e era apenas o inicio do ano. Ainda nem terminamos o mês de fevereiro e já detemos a marca de 7 novos homicídios em 2015.

Sem policiamento, e com diversas falhas no que compõe a administração e a segurança de nossa cidade, o Prefeito Carlinhos da Pedreira (PSB), falhou nos dois primeiros anos e não cumpriu, até agora a sua promessa de campanha em 2012 quando prometia em cima de seus caros palanques que em seu governo a segurança do povo barreirense seria uma de suas prioridades.

Assaltos tem acontecido em diversos pontos de nossa cidade, com focos nos Bairros Maria Amália e Baeté, ante à falta de segurança para os moradores destas regiões que tem que atravessar as pontes que ligam ao centro da cidade. No período da noite com pouca iluminação nestes lugares os bandidos agem livremente, como se estivessem "trabalhando". E atualmente, durante o dia, sabedores do pouco efetivo policial estão agindo sem receio praticamdo assaltos à qualquer hora, como foi o caso da esposa do locutor Max Wanderson, que segundo ele, foi assaltada ontem, domingo, por volta das 17 horas.


Já os moradores do Bairro dos lotes, reclamam do acesso da Ponte de Damião e dizem que todos os dias, praticamente, acontece um assalto novo para os que necessitam fazer a travessia da Rua Leonidas Lemos para a Rua Estevão Costa e adjacências. Segundo eles, um grupo de assaltantes estão "batendo ponto" a partir das 18 horas até as 23 horas, necessitando assim que façam-se rondas constantes naquele local para pelo menos reduzir o "trabalho" dos assaltantes.

Diante do exposto, ousamos perguntar: qual a nova história que escreveremos à partir de então em nossa cidade se o que estamos vendo é uma crescente para o progresso do mau, em detrimento do bem?