Empresa de Lixo prestes à paralisar serviços em Barreiros, por falta de pagamento da prefeitura.

Mais uma vez o assunto da empresa que faz a coleta do lixo em Barreiros, volta à tona em nossa cidade. Para a infelicidade dos funcionários e dos cidadãos barreirenses.

Hoje é a segunda vez que um dos funcionários me para na rua para tratar da situação deles. Segundo um dos funcionários à mais de 2 meses que não recebem o salário, que já está por demais atrasado.

Ele informa ainda que esta semana os 50 funcionários pretendem paralisar os serviços até que os seus vencimentos sejam pagos.

Perguntei sobre aquele movimento que foi feito à menos de 30 dias atrás, em qual pé que ficou a situação e ele disse que a prefeitura fez um repasse para a Portal Sul, que é a empresa responsável atualmente pela coleta de lixo, e todo o valor repassado foi correspondente à um mês apenas de salário dos funcionários, prometendo à empresa que nos próximos 15 ou 20 dias o restante seria resolvido.  Mas infelizmente, não aconteceu conforme o prometido pelo prefeito, e a prefeitura mais uma vez não cumpre o que é acordado.

Na semana passada, segundo o funcionário, a Portal Sul, recolheu as duas caçambas que estavam executando serviço de recolhimento de lixo em nossa cidade, já que a prefeitura não estava cumprindo também, com o que fora acordado com relação aos carros agregados. Por sua vez, segundo ele, a caçamba que está atuando no recolhimento dos lixos é da empresa do prefeito. Uma das caçambas agregadas à prefeitura, que é da Pedreira.

Ele ainda conta que 50 funcionários estão trabalhando em seus turnos com total insatisfação. Até os carrinhos de coleta que antes eram em torno de 25, atualmente apenas 3 estão operando para os cinquenta. Isso quando não utilizaram carros de mão e materiais cedidos pela secretaria de obras, que empresta informando que, caso alguma coisa aconteça com a pá, ou a enxada, os funcionários terão que pagar, sendo descontado de seus salários. Salários estes que não são pagos. 

Eles receberam a promessa por parte do responsável pela empresa em Barreiros que esta semana o pagamento sai, mas já estão falando de apenas um mês, ficando um dentro, sempre que pagam. Diz o funcionário. Segundo ele o pagamento que saiu depois do dia que fizeram o protesto, foi o correspondente ao mês de Agosto, ficando Setembro dentro. E agora estão devendo Setembro e Outubro.

Alguns destes funcionários estão esperando proposta de emprego em outras cidades, já que aqui estão trabalhando sem receber. E ainda, segundo informações, a empresa atual não pretende registar os funcionários para não ter um compromisso à mais, já que a prefeitura não está fazendo a parte dela.

Para qualquer pessoa que veja tais funcionários nas ruas percebem que os mesmo não usam sequer luvas, sendo um dos requisitos importante para o recolhimento do lixo.

Em suma, os barreirenses se preparem para mais um período sem coleta de lixo, já que a Portal Sul, pretende sair da cidade pelos próximos dias, por falta de pagamento da prefeitura para com ela.