Tecnologia da Informação e Economia Criativa no foco de Armando

Recife - O candidato ao governo do Estado, Armando Monteiro (PTB), defendeu nesta quinta-feira (21), durante sabatina no Porto Digital, que o Governo do Estado e os segmentos de Tecnologia da Informação (TI) e de Economia Criativa devem ter um canal de diálogo permanente e de forma institucionalizada. Na ocasião, empresários ligados à entidade – que é responsável por 1,8% de todas as riquezas produzidas em Pernambuco - apresentaram uma pauta com uma série de reivindicações para o setor.

Para Armando, é preciso que se crie uma agenda que possibilite um novo marco na relação entre o Estado e o segmento, de forma a articular a área com outros setores que compõem a economia pernambucana. Outra ação anunciada por Armando é aumentar as compras governamentais, prestigiando as micro, pequenas e médias empresas de TI. Em paralelo, o petebista também pretende promover uma articulação para estimular as empresas que aportaram no Estado tenham como fornecedores a própria indústria criativa instalada em Pernambuco.

Armando prometeu criar um melhor ambiente fiscal para atrair novas empresas de Economia Criativa e de TI. Para o petebista, em seu governo, o Estado vai oferecer reduções inteligentes dos tributos estaduais para ampliar o polo em Pernambuco. Em contrapartida, os empreendimentos oferecerão soluções tecnológicas para melhorar a prestação dos serviços públicos na educação, saúde e segurança pública, entre outras áreas.



“A área de TI é fundamental para o desenvolvimento de Pernambuco. Fazer uma articulação entre o segmento e o Estado vai ser estratégico para definir o planejamento de crescimento a médio e longo prazo do Estado”, afirmou Armando, durante a sabatina no Porto Digital. A entidade, hoje, constitui-se no maior parque tecnológico urbano do Brasil, reunindo 255 empresas. Juntos, os empreendimentos possuem faturamento anual de mais de R$ 1 bilhão.

Em sua explanação, Armando também reforçou que para equilibrar o crescimento do Estado, Pernambuco também vai precisar cuidar da infraestrutura. “O grande desafio do desenvolvimento equilibrado e inclusivo é investir na infraestrutura e planejamento estratégico da TI”, destacou o candidato a governador que, no início da manhã, também participou de um café da manhã na sede do Grupo Provider, no bairro de Santo Amaro, no Recife.

“Pernambuco vai precisar, nos próximos anos, de uma visão estratégica, com compromissos e garantias para os avanços do segmento”, defendeu Armando. “A indústria que já está instalada em Pernambuco ofereceu soluções e iniciativas em áreas sensíveis para a gestão do Estado. Precisamos, agora, nos apoderar dessas conquistas”, concluiu o petebista.

Assessoria de Imprensa do PTB.