ABLOGPE 2014 - Entrevista com o candidato a Governador de PE - PantaleĆ£o

Seguindo a agenda de entrevistas com os candidatos a Governador de Pernambuco, chegou a vez do postulante JosĆ© Carlos PantaleĆ£o - do Partido da Causa OperĆ”ria (PCO). A sabatina foi feita nesta quinta-feira (21/8) pelos seguintes Blogs escalados: TV Guaiamum.com, Olinda Hoje, Edinho Soares de OrobĆ³, ClĆ”udio AndrĆ© o Poeta e o  Bom Jardim PE.
As entrevistas estĆ£o acontecendo na sede da AssociaĆ§Ć£o dos Blogueiros de Pernambuco (AblogPE), numa aĆ§Ć£o pioneira no PaĆ­s, tendo em vista que os candidatos ao Executivo estadual estĆ£o sendo entrevistados pela primeira vez na histĆ³ria pelos blogueiros e transmitido ‘ao Vivo’ pela internet.
JosĆ© Carlos PantaleĆ£o da Silva Ć© recifense, 50 anos de idade, casado, servidor pĆŗblico da Guarda Municipal da Prefeitura do Recife, pretende ser governador de Pernambuco defendendo como principal proposta de seu programa de governo, salĆ”rio mĆ­nimo de R$ 3.500,00 classificando o atual R$ 724,00 como sendo um salĆ”rio de misĆ©ria, defendendo entre outras ideias, a estatizaĆ§Ć£o dos bancos, dos transportes, do ensino e da SaĆŗde.      
O candidato salientou alguns dos maiores problemas que o cidadĆ£o enfrenta todos os dias na RegiĆ£o Metropolitana do Recife, mostrando-se incomodado com a atual carga horĆ”ria de trabalho, bem como com os transtornos devido a super lotaĆ§Ć£o dos meios de transporte pĆŗblico, salientando a defesa da estatizaĆ§Ć£o dessa concessĆ£o pĆŗblica. Ele afirmou que pretende construir um governo voltado a classe trabalhadora, com a criaĆ§Ć£o de comissƵes temĆ”ticas a fim de decidir sobre a utilizaĆ§Ć£o de 100% das verbas pĆŗblicas em conjunto com a sociedade.
PantaleĆ£o, durante a entrevista, afirmou que o seu partido busca lutar para desafogar as finanƧas dos trabalhadores, isentando-os totalmente de todos os impostos. Para isso assegurou que nĆ£o irĆ” prejudicar as finanƧas do Estado, posicionando-se ainda ser contrĆ”rio destinar verbas pĆŗblicas para grandes grupos econĆ“micos.
Ciente de que a disputa numa eleiĆ§Ć£o com poucos recursos Ć© difĆ­cil, o candidato se recusa a receber doaƧƵes de grandes empresas, avaliando que os dois principais candidatos ao Governo estĆ£o atrelados a interesses de grandes grupos econĆ“micos no Estado, atestando que o seu partido entende que o atual processo eleitoral no Brasil Ć© antidemocrĆ”tico e desigual e que se faz necessĆ”rio consolidar uma nova Assembleia Nacional Constituinte.
Mobilidade
A principal intensĆ£o da proposta de governo de PantaleĆ£o para o setor vem com o projeto de estatizaĆ§Ć£o do sistema de transporte pĆŗblico.  Ele diz que a intervenĆ§Ć£o do Estado seria o Ćŗnico capaz de resolver e acabar com as “latas de sardinha”, se referindo de forma irĆ“nica aos Ć“nibus lotados que circulam no Grande Recife.
Quanto aos longos trechos de engarrafamento, afirma ter soluƧƵes paliativas como a construĆ§Ć£o de passarelas com elevadores para finalizaĆ§Ć£o de sinais de trĆ¢nsito, alĆ©m  de vias aĆ©reas alternativas (elevados) com a construĆ§Ć£o de viadutos para desafogar as principais avenidas da RMR, salientando ainda que as construƧƵes de vias alternativas, a exemplo das linhas ferroviĆ”rias e hidroviĆ”rias, serĆ£o  valorizadas em seu governo.
SaĆŗde & EducaĆ§Ć£o
Austeramente o candidato diz ser contra o comĆ©rcio da SaĆŗde, expondo que irĆ” em seu governo estatizar serviƧos ligados a esse setor, procurando incentivar sobretudo a interiorizaĆ§Ć£o da Medicina.
O mesmo pretende fazer pela EducaĆ§Ć£o pernambucana um processo, tambĆ©m, de estatizaĆ§Ć£o cancelando a destinaĆ§Ć£o de verbas pĆŗblicas para fins privados.
SeguranƧa
PolĆŖmico, PantaleĆ£o atacou diretamente o programa Pacto pela Vida do atual Governo, afirmando ser uma farsa. “O governo faz mĆ­dia em cima desses dados de reduĆ§Ć£o dos homicĆ­dios”, vaticinou. Defendeu a desmilitarizaĆ§Ć£o da PolĆ­cia Militar, alĆ©m de extinguir o BatalhĆ£o de Choque, que vem sendo, segundo ele,  um organismo de repressĆ£o ao povo. Pretende unificar o serviƧo de proteĆ§Ć£o pĆŗblica que esteja a serviƧo dos trabalhadores, assegurando que construir novos presĆ­dios nĆ£o Ć© a soluĆ§Ć£o. Sobre o combate as drogas, estas devem ser tratadas como um problema de SaĆŗde PĆŗblica e nĆ£o como caso de PolĆ­cia, assegurando que dessa forma o Estado reduziria o problema agravado pelo aumento dos crimes.
CALENDƁRIO
Os demais postulantes seguem as datas: dia 26 com Paulo CĆ¢mara (PSB), na sequĆŖncia com Armando Monteiro (PTB) no dia 28; e encerrando com ZĆ© Gomes (PSOL) no dia 04 de setembro.
SERVIƇO
AblogPE entrevista pela Web candidatos ao Governo de Pernambuco
Todas as terƧas e quintas de agosto, das 19h Ơs 20h.
TransmissĆ£o ‘ao Vivo’ pelo canal do youtube.com/ablogpe
Face: /ablogpe
Twitter: /ablogpe

#ablogpe2014
ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA ABAIXO.