Onze dos doze povos indígenas de Pernambuco declaram voto em Paulo Câmara


Candidato reuniu-se com representantes do segmento
Lideranças de 11 dos 12 povos indígenas que habitam Pernambuco declararam apoio ao candidato da Frente Popular ao Governo, Paulo Câmara (PSB). Representantes dos Kambiwá, Kapinawá, Pankaiwká, Tuxá, Pankará, Pankararu, Entre Serras Pankararu, Pipipã, Fulni-ô, Truká e Atikum defenderam a continuidade do trabalho que vem sendo feito no Estado há sete anos e meio, e levaram suas demandas e sugestões ao socialista, que prometeu assumir pessoalmente a responsabilidade sobre a questão, a partir de 2015. "Vamos atualizar o plano de ações para a população indígena de Pernambuco. Esse trabalho vai ser supervisionado e acompanhado pelo gabinete do Governador. E vocês terão comigo um canal de diálogo aberto o tempo todo", garantiu Paulo, que reuniu-se com o segmento no último sábado (12).

Câmara recebeu o pedido de que fosse criado o Conselho de Políticas Indigenistas, além de uma secretaria de Estado específica para o assunto, e prometeu estudar a viabilidade das medidas. "É preciso que cada área do Governo tenha um olhar específico para essa questão, seja na Saúde, na Educação, na Infraestrutura. E também é necessária uma instância que coordene todo esse trabalho", concordou o candidato, que terá novas reuniões com os representantes dos povos para aprofundar as sugestões gerais e pontuais de cada povo.

O cacique Uilton Tuxá, que é também coordenador da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do NE, MG e ES (Apoimne), ressaltou que Pernambuco tem muito que se orgulhar pelas 12 tribos que possui, reunindo aproximadamente 64 mil índios. Ele destacou os avanços conquistados no Governo Eduardo, e defendeu a ampliação desse diálogo. "Pedimos que considere as falas que tivemos hoje aqui e que enxergue a questão indígena como um todo, mas também sob a particularidade de cada tribo. Além das fragilidades que ainda apresentamos, temos também muitos potenciais a serem trabalhados", ressaltou.

Assessoria de imprensa do PSB.