Finalmente estamos em mais um final de ano e daqui à poucos dias entraremos em mais um ano novo.
O ano finda-se!
Convencionalmente o sistema diz que é o nascimento de Jesus à ser comemorado, no entanto, mais uma vez Ele, o mestre amado, é trocado pelo velhinho de barba e cabelos brancos, com roupa vermelha, um saco igualmente vermelho...
No geral encontramos um monte de papais noés espalhados nas lojas e shoppings, entradas de supermercados, e até em sexy-shops.
O importante é que as vendas avolumem-se!
Nesse mês de dezembro encontraremos com maior ênfase as pessoas que passaram meses fazendo a pior das arruaças com outros seres humanos. Roubarem, usurparem, avolumarem riquezas indevidamente, ou fizeram simples coisas que nem sempre são vistas pelo olhar humano. Esses aparecerão em algumas praças e desejarão um feliz natal com votos de próspero ano novo!
A hipocrisia, diz um amigo meu, evidencia-se nas festas de final de ano!
É como se todos os pecados do mundo fossem resolvidos em poucos dias.
Incrivelmente falando, é nesse perÃodo que algumas cidades, capitais ou não, registram volumes de mortes e acidentes nas pistas e rodovias. O motivo para tantas vidas perdidas tem um único nome. IMPRUDÊNCIA!
Quantos nesse finalzinho de ano aparecerão com cestas básicas (próximo ano é politica para cargos maiores no Brasil), em fotos ao lado de quem receberá as doações?
Muitos outros farão questão de dizer que são "caridosos", afinal de contas, é nesse perÃodo que a "caridade" deve ser mostrada.
Nos outros longo meses do ano, essa caridade anda um tanto esquecida e parece que a fome ou a situação ruim com os menos favorecidos só acontece mesmo em apenas um dia, ou poucos dias no ano.
Se alguém tem algum interesse polÃtico, aà é que a coisa fede mesmo!
Fotos, fleches, filmes, etc...
As redes sociais, com os murais, serão destaques em imagens e poses.
Essas pessoas estão de fato interessadas no natal?
Essas pessoas estão lembrando de Jesus, que deveria ser lembrado como o principal aniversariante?
Essa, com certeza será a ultima pessoa à ser lembrada e posso apostar todas as moedas nisso!
Mas, seja como for, é natal!
Estamos terminando Dezembro e com ele, mais um ano.
Alguns farão votos de renovações, e dirão que serão bem melhores no ano que vem do que são atualmente!
Lêdo engano!
Continuaremos as mesmas pessoas, melhoradas, mas as mesmas.
Espero de minha parte que você, leitor amigo que tem acompanhado minhas postagens em todos esses meses possa ser a pessoa que sempre foi, em busca de renovação interior, acreditando que você pode ser bem melhor, hoje, se assim desejar.
Reflitamos, respeitosamente, na prece abaixo, de maneira à entender o que deve ser feito não apenas hoje, no natal de Jesus, como ainda, em todos os dias, desde que nos coloquemos no lugar...
PRECE DE ANICETO
“Senhor, ensina-nos a receber as bênçãos do serviço! Ainda não sabemos, Amado Jesus, compreender a extensão do trabalho que nos confiaste!
Permite, Senhor, possamos formar em nossa alma a convicção de que a Obra do Mundo te pertence, a fim de que a vaidade não se insinue em nossos corações com as aparências do bem!
Dá-nos, Mestre, o espÃrito de consagração aos nossos deveres e desapego aos resultados que pertencem ao teu amor!
Ensina-nos a agir sem as algemas das paixões, para que reconheçamos os teus santos objetivos!
Senhor Amorável, ajuda-nos a ser teus leais servidores, Amoroso, concede-nos, ainda, as tuas lições, Juiz Reto, conduze-nos aos caminhos direitos, Médico Sublime, restaura-nos a saúde, Pastor Compassivo, guia-nos à frente das águas vivas, Engenheiro Sábio, dá-nos teu roteiro, Administrador Generoso, inspira-nos a tarefa,Semeador do Bem, ensina-nos a cultivar o campo de nossas almas, Carpinteiro Divino, auxilia-nos a construir nossa casa eterna, Oleiro Cuidadoso, corrige-nos o vaso do coração, Amigo Desvelado, sê Indulgente, ainda, para com as nossas fraquezas, PrÃncipe da Paz, compadece-te de nosso espÃrito frágil, abre nossos olhos e mostra-nos a estrada de teu Reino!"
ANDRÉ LUIZ
(Do livro OS MENSAGEIROS, cap. final, FCXavier, FEB)