As provas para conselheiro tutelar em Barreiros e suas reviravoltas

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente de Barreiros lançou o edital 001/2013 que trata do processo de escolha para 05 (cinco) cargos de Conselheiros Tutelar. As eleições acontecerão no próximo dia 25 de agosto de 2013 e os novos conselheiros, depois de eleitos, assumirão tais cargos com duração de dois anos. O valor da remuneração será de R$ 1.244,00 (cerca de dois salários mínimos).

Segundo edital as provas seriam (conforme aconteceu) no dia 12 de agosto. Vindo após isso a homologação dos devidos candidatos para os procedimentos legais das eleições.

Tudo muito bom... Tudo muito bem... No entanto, vejam a bronca nas linhas abaixo.

Como todos nós que andamos nas ruas de Barreiros sabemos a movimentação política em torno destes pré candidatos estava por demais ferrenha, uma vez que tínhamos na lista (e agora pior ainda) irmão e irmã de vereadores, partidários do prefeito, conchavos políticos e tudo o que se pode imaginar.

Durante o período de inscrição até à sua prova já tínhamos noção de acontecimentos estranhos, como o fato recente de ocorrer campanha política dentro de órgãos públicos, bem como, o ultimo "arranca rabo" entre dois vereadores, um deles tecendo altos elogios ao prefeito e o outro denunciando-o sob suspeita de ajuda à seu irmão para este cargo.

As provas que deram-se nesta ultima segunda feira poderiam ter um final feliz. Os inscritos compareceram e fizeram suas provas. Dos 20 inscritos, apenas 08 deles passaram com louvor. Os demais, por sua vez foram reprovados, ou seja 12. A prova constituía-se de 20 questões de múltiplas escolhas. Sendo aprovados aqueles que atingissem a média de 70%, ou seja 14 questões válidas.

No entanto para a decepção daqueles que fazem a bancada do prefeito e dos vereadores, os seus escolhidos não passaram. Uma decepção total, conforme você pode conferir na imagem abaixo. Os aprovados tiraram notas acima de 7,0. Os não aprovados por sua vez, notas abaixo dos 70%, portanto, legalmente reprovados. Assim, observe a lista abaixo:


Resultado das provas conforme publicado em 13 de Agosto de 2013 pelo CMDDCA Barreiros.

Inconformados e sem saber o que fazer diante dessa novidade tomou-se uma resolução de ultima hora sob conselho reunido, conforme documento abaixo que gerou revolta entre munícipes. Usando-se de uma brecha na lei, adicionaram a resolução 06/2013 ao CMDDCA, cuja principal intenção foi beneficiar, conforme documento abaixo, os candidatos não aprovados, ou seja, com média abaixo de 7,0 e supostamente completar o numero de 10 concorrentes, já que segundo o edital seriam necessários 05 conselheiros com seus respectivos suplentes. Apesar de ter 08 candidatos aprovados, tal numeração não foi levada muito em consideração. Estaria aqui uma prova de desrespeito para com aqueles que estudaram, se esforçaram, lutaram integral e honradamente para este cargo?

Resolução aplicada de imediato, logo após reprovação dos candidatos preferidos.


A polêmica engrossa, principalmente, quando fazemos ligações entre as pessoas citadas para os cargos e seus devidos padrinhos.

- José André da Silva Costa que na primeira prova teve a nota máxima de 5,5 é por sua vez irmão do então vereador Henrique (Henrique produções).
- Sara Larissa Silvestre de Lima, que atingiu a marca de 6,0, segundo imagem acima, esposa de um ex candidato a vereador, Valdir Simpatia, e defensor da campanha recente de Walter Buarque, hoje, segundo informes populares, seria apadrinhada ou pelo prefeito ou pelo vereador citado. No entanto, são apenas especulações.

E assim, cada um com seus devidos e respectivos nomes na atual conjunção, numa suposta forma de apadrinhamento político, tiveram sua segunda chance com provas realizadas nesta ultima sexta feira, dia 16 de agosto.

Uma das coisas que está deixando alguns barreirenses intrigados é que, aqueles que obtiveram pontuações abaixo da média, (6,5 foi a máxima e 5,0 a mínima) de uma hora para outra, em tão pouco tempo de "preparação" e "estudos" obtiveram, em sua grande maioria pontuações no patamar entre 8 e 9. Ou seja, pontos máximos diante de seus anteriores pontos mínimos. Não sei qual o seu ponto de vista, mas acredito que muitos barreirenses estão de "orelha em pé" com tais concorrentes ao cargo de conselheiros tutelar, e desconfiam que, das duas uma, ou estes reprovados, que passaram por "recuperação" estão interessados em um crescimento eleitoral, ou simplesmente na quantia de R$ 1.244,00 mensais, como forma de ganhos.

Qual será o futuro de nossas crianças e adolescentes sob cuidados destes novos aprovados da recuperação? 

Você apostaria nestes ou naqueles que foram aprovados de primeira, com a cara e a coragem, com honra, acima de tudo?

O que você acha desta que já está sendo considerada a campanha eleitoral dos futuros cargos de conselheiros/vereadores?