Dos grupos sociais e das redes sociais.

Ultimamente com o advento do FACEBOOK, que por sinal, substituiu rapidamente o já enterrado ORKUT, as comunidades deste último foram substituídas por grupos sociais. Alguns grupos têm hoje uma maior relevância que as antigas comunidades. Principalmente pela forma de atualização que os mesmos têm. O que facilita a mensagem bem como os comentários quando assim utilizamos.



No entanto, tanto no ORKUT quanto no FACEBOOK algumas pessoas ainda não sabem como aproveitar esta nova tecnologia para manifestar suas ideias e seus ideais, e terminam por chatear alguns que estão começando a mexer nesta ferramenta que para muitos ainda é uma novidade.

Estou falando especificamente dos grupos dessas redes sociais, para me referir aos erros gritantes que alguns tem, quando resolvem abrir grupos para debates no Facebook. E falo com razão de causa, por alguns motivos em particular. Sou um dos integrantes, responsável pelo grupo online TURMA DO SETOR.

Para aqueles que me conhecem, sabem que desde muito uso as redes sociais. E para os que estão me conhecendo agora é bom saber que sou o terceiro integrante da primeira formação do grupo na época conhecido como ACORDA BARREIROS (hoje totalmente desvalorizado pelo forte apelo de uma "louvação" tremenda e CARINHOSA, politicamente falando). Inicialmente éramos Servulo Solto, a atual secretária de turismo, Michelle Belo e este blogueiro que vos escreve. Posteriormente, por motivações políticas fui expulso do mesmo grupo que ajudei á criar. (parece até a música "Cidadão" de Chico Buarque)

Todo empolgado e acreditando que as pessoas daquele grupo eram sérias e comprometidas com a cidade, entrei de cabeça em cobranças importantes para a mesma, apesar de já fazer isso naturalmente em postagens anteriores em meu blog pessoal. No entanto, como sempre tende a acontecer, meus amigos (é sempre bom ter boas amizades) me alertaram sobre algumas coisas, bem como minha esposa(na época ainda namora). Logo, tratamos de saber quem era quem. E por conta de uma conversa entre amigos e demais outros, descobrimos quem eram as pessoas naquele então formado grupo do "jogo da politicagem barreirense".  Comecei então citar coisas, bem como tratar naquele grupo sobre a campanha eleitoral antecipada em mais de um ano, em redes sociais. Logo, e tão somente por isso, fui expulso daquele que deveria ser um grupo formado para beneficio da cidade. Até os dias de hoje ainda consta a descrição de minha autoria, desde quando fundamos o acorda (hoje conhecido como ACORDA BARREIROS DE CARINHO), conforme abaixo mostramos, mas que pouco a pouco, destoou totalmente de seu caminho com o passar dos tempos.
Descrição do grupo ACORDA BARREIROS feita por ED Soares


Por sua vez, já munidos de tais informações, tratamos de criar um grupo, hoje um dos mais fortes e ferrenhos contra o sistema, numa oposição marcada com total consciência de nossos riscos, conhecido como A TURMA DO SETOR.

Este grupo hoje é reconhecido como uma forte oposição, ainda que nem pensássemos nisso.



Pouco a pouco outros grupos foram aparecendo. Alguns que nem valem à pena tratar, mas como estamos no barco, vamos citar um deles que é a cópia do primeiro. Estamos falando do grupo GRUPO TURMA DA VERDADE. Inicialmente este grupo teria sido formado para ser uma oposição forte numa suposta luta contra a reeleição dos vereadores de bancada. Com a atuação dos responsáveis deste grupo deveriam ser eleitos um vereador e uma vereadora. No entanto, deu-se totalmente o contrário do previsto. Os dois candidatos que eles muito mal balançaram a bandeira, nem passaram perto do esperado. E por sua vez, a queda do grupo tinha que pender para um lado. E neste caso, para infelicidade de seu banner, o mesmo tende à tratar de verdades que lhe são particulares, tornando-se mais um grupo de picuinhas, que de verdades essenciais para uma cidade como Barreiros. Felizmente, depois de algum tempo, parece que o grupo, ou melhor dizendo, os responsáveis por ele estão começando à tomar as rédeas da situação e refazendo seus passos. Pelo menos assim esperamos.


Outros grupos foram aparecendo, e tomaram  um caminho estranho da sua formação inicial. Vamos lembrar aqui do grupo E MASSA. Este foi criado por um integrante de um grupo de dança local, tinha como objetivo divulgar as festas juninas da cidade e região bem como os passeios e eventos de seu grupo de dançarinos, como também os grupos folclóricos desta cidade. Imediatamente, a bancada dos chamados hoje carinhosos, não se sabe como, tomaram posse daquele local, fazendo com que até o criador do grupo não mais participe do mesmo, abandonando-o totalmente.

Mas, vamos falar de coisas boas. Em meio a essa guerra de interesses por grupos sociais nas páginas do Facebook  temos grupos criados com determinados fins, que não têm se permitido contaminar. Vou citar alguns, que listo abaixo, deixando ainda seus links para acessos dos amigos e amigas que me acompanham.


E demais outros que pouco a pouco vão encontrando o espaço que lhe seja merecido de aplauso por sua postura perante a luta de um povo que precisa cada vez mais de pessoas competentes à frente de uma causa justa.

Infelizmente, volto a citar que muitas pessoas que ainda não viram nesta ferramenta uma forte arma para se  impor, estão perdendo e muito. E outros, por mais ou menos desconfiarem de suas supostas forças, estão usando e abusando destas máquinas, sem saberem ao certo qual o caminho a tomar.

Destacamos a TURMA DO SETOR, por estar inserida dentro de todo esse pano de fundo positivo em busca de uma cidade melhor, um estado melhor, uma consciência mais exata com a realidade de nosso atual florescimento social, fazendo-se presente, todos os dias. Reforçamos a ideia de que, cada dia mais, este grupo estará aqui, crescendo e mostrando para todos que cobrar é também nossa obrigação.

TURMA DO SETOR
O que afeta uma pessoa afeta a todos indiretamente.